Caixa de busca

Últimas matérias

Um dia para aprender brincando

s 17:52

Amarelinha, bobinho, adoleta, queimada, entre outras brincadeiras marcaram a minha infância durante o período escolar. Como era bom a hora do recreio!! Tinha de 30 a 40 minutos para lanchar, brincar e ir ao banheiro e ainda achava pouco. Hoje, os meus filhotes tem exatos 15 minutos, apenas, para lanchar e ir ao banheiro. E só brincam no parquinho na sexta-feira, no final da aula! Uma realidade totalmente diferente daqui eu tive.  

Um dia para aprender brincando

Confesso, que fiquei frustada vendo eles tão tristes nos primeiros dias de aula. Chegavam em casa reclamando que não tinham brincado. A adaptação não foi fácil para eles e nem para mim, como mãe! Pois tenho consciência que é através do brincar que a criança compreende o mundo à sua volta, testa habilidades, desenvolve a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. Já através das brincadeiras com os coleguinhas a criança aprende a compartilhar, a cooperar, a liderar, a competir, a se expressar e a obedecer a regras. Ou seja, toda criança precisa ser livre para descobrir brincando diariamente. 

Então, foi pensando no que passamos no início desse ano, de 2016, que aceitei participar de uma mobilização linda e muito especial para tentar mudar, por um dia, o cronograma escolar da turma dos gêmeos. Inclusive, dei todos os detalhes da campanha neste post (quem ainda não conferiu, clica aqui). 

Pesquisei algumas brincadeiras, montei um pequeno esboço para deixar esse dia ainda mais divertido e apresentei a campanha do Dia de Aprender Brincando para a coordenação da turma. Porém, devido ao cronograma escolar não foi possível, infelizmente, realizar o projeto. Fiquei chateada, confesso! Mas, resolvi levar essa corrente do bem para outra escola, pois já que não pude mudar um dia escolar dos meus filhos eu poderia tentar mudar o de outras crianças. 

Sendo assim, apresentei o projeto para outra coordenação e foi aprovado! A turma do quarto ano,  da escola Tarcilo Vieira de Melo, com 29 alunos, teve hoje uma hora para brincar, além do recreio. Demais, não é?

Dessa vez deixei livre para os alunos escolherem as brincadeiras. A professora colocou 8 tipos de brincadeiras no quadro e as 3 mais votadas foram as escolhidas. Achei justo as crianças escolherem, e você? 

Ah, e se também gostou da ideia acesse o site Dia de Aprender Brincando e leve uma atividade diferente para a escola do seu filho ao longo do ano!

O objetivo da campanha foi obter o maior número de crianças brincando ao ar livre.

Agora, quero saber quem participou. Compartilhe o resultado desse dia tão divertido por meio das hastags #DiadeAprenderBrincando e #LivreParaDescobrir.

Para saber mais sobre essa mobilização é só acessar o www.diadeaprenderbrincando.org.br.

*Este post é patrocinado por uma empresa que o Gemelares.com.br aprova e confia.

Beijos, 

Juliana Doerner. 

(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Categorias:
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover