Caixa de busca

Últimas matérias

10 Brincadeiras para brincar ao ar livre

s 17:51

10 Brincadeiras para brincar ao ar livre

Qual foi a última vez que os seus filhos brincaram ao ar livre? Há quanto tempo as crianças não reúnem os amiguinhos para brincarem sem nenhum brinquedo com telas? Antigamente era comum ver a criançada brincando de futebol, esconde-esconde, amarelinha, construindo castelos de areia na calçada do vizinho e até subindo em árvores. Mas, o mundo mudou e a infância também! 

Desde que os gêmeos nasceram uma das minhas maiores preocupações é justamente essa: administrar a nova realidade com brinquedos eletrônicos. O que é um grande desafio! Nunca achei interessante ver crianças passado horas na frente de um vídeo game ou na frente da TV e, sim, brincando fora de casa com brincadeiras ou atividades que incentivem a criatividade, o aprendizado, a atividade física, a autonomia, a coletividade e o contato com a natureza.  

Segundo uma pesquisa feita por OMO, o brincar livre está perdendo espaço na rotina das crianças. O estudo mostrou que 56% das crianças  passa uma hora ou menos  brincando ao ar livre. Uma em cada 5 crianças passa 30 minutos ou menos ao ar livre e uma em cada dez nunca brinca ao ar livre. Nos 10 países participantes da pesquisa, as crianças passam 50% a mais do seu tempo brincando em frente às telas dos eletrônicos do que ao ar livre. 

Ou seja, uma realidade que não desejo para os meus filhos e acredito que você também não! Por isso, OMO lançou o movimento #LivreParaDescobrir com o objetivo de incentivar que as crianças passem mais tempo livres para explorar e aprender. E aí, vamos mudar a rotina da garotada apresentando algumas brincadeiras tradicionais?

  1. Amarelinha: A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu. Depois vem a casa do pescoço e a área de descanso, onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do quadrado.  
  2. Bolinha de gude: Bolinhas são jogadas num circulo feito no chão de terra. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tirá-la de dentro do círculo para ganhar pontos ou a própria bola do colega. 
  3. Caça ao tesouro: Qualquer coisa pode ser o tesouro, pois o que vale é a imaginação. Então, o escondido em um local com terra e quem escondeu faz um mapa e entrega para as crianças. 
  4. Arremesso de bambolê: Uma pessoa será a vítima e ficará a 5 metros dos jogadores. Faz 1 ponto quem conseguir encaixar o bambolê na pessoa primeiro. Ganha quem tiver mais pontos. 
  5. Bobinho: Os jogadores vão jogando a bola um para o outro e o objetivo do bobinho é roubar a bola. Se conseguir, quem chutou a bola pela última vez será o novo bobinho. 
  6. Cobrinha: Dois participantes seguram nas extremidades da corda e começam a fazer movimentos com ela. Enquanto isso, os demais participantes deverão ultrapassar a corda sem tocar nela. Se não conseguir, é eliminado. Quando todos já tiverem passado, deverão passar para o outro lado. E isso acontece até chegar a um campeão. 
  7. Passa anel: As crianças são colocadas em roda e uma delas segura um anel nas mãos. As mãos estão fechadas em forma de concha de modo que as outras não possam ver o anel, nem quando e para quem será passado. Ganha quem descobrir com quem está o anel. 
  8. Esconde-esconde: Uma criança deverá ficar com os olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 
  9. Morto-vivo: As crianças ficam uma do lado da outra e uma delas comandará a brincadeira dizendo bem alto: Morto para todos se abaixarem e Vivo para se levantarem. Quem errar, sai da brincadeira. O vencedor é aquele que ficar por último. 
  10. Pega-pega: Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo. 
Como sugestão, escolha um ou dois dias durante a semana e brinque com os seus filhos. Tenho certeza que as crianças vão amar, porque aqui em casa os gêmeos vibram quando o papai começa a contar até dez para eles se esconderem. Lindo de ver! E, se alguma criança apresentar algum tipo de resistência em passar mais tempo brincando ao ar livre, não desista! Faça disso um hábito e aos poucos tudo dará certo! 

Ah, una-se à essa iniciativa  compartilhando as brincadeiras favoritas das crianças por meio das hastags #livreparadescobrir e #sesujarfazbem. 

*Este post é patrocinado por uma empresa que o Gemelares.com.br aprova e confia.

Beijos, 

Juliana Doerner. 

(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)

Categorias: ,
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover