Caixa de busca

Últimas matérias

8 Mitos e verdades sobre a dengue

s 10:12


Com certeza vocês já ouviram muitas polêmicas em torno desde assunto, não é? Em junho fiquei sabendo de uma super campanha que o SBP está fazendo e compartilhei 10 dicas para prevenir a multiplicação do mosquito da dengue (quem não conferiu, clique aqui), pois a melhor arma é a prevenção. E como a dengue é uma doença que espalha muito rápido, é importante ficarmos a par de tudo. E hoje, quero compartilhar com vocês 8 mitos e verdades sobre a dengue. 

1. Os ovos da dengue resistem mais de um ano sem água? 
Sim! É preciso limpar os locais suspeitos de foco com bucha, pois o ovo pode se manter vivo por mais de um ano sem água. Os locais mais comuns de encontrar os ovos são ralos, vasos de plantas, caixas d'água e calhas. 

2. É possível erradicar a dengue?
Não! O mosquito da dengue foi considerado erradicado do Brasil em 1957, mas com a falta de controle do nosso país e de países vizinhos também, ele voltou a se espalhar rapidamente na década de 1980.

3. Quais as partes do corpo mais picadas pelo mosquito da dengue?
As áreas do corpo mais afetadas são os pés, tornozelos e pernas. Isso porque o mosquito costuma voar a uma altura máxima de meio metro do solo. Por isso, fique atento a lugares como embaixo da mesa, das camas e armários. 

4. A larva se prolifera em água limpa?
Sim. O mosquito da dengue gosta de qualquer tipo de água desde que ela esteja parada e nas condições ideais de temperatura e luminosidade. Por isso, ele pode se proliferar tanto em piscinas (dependendo da quantidade de cloro) e caixas d'água, quanto em pneus velhos e sacos de lixo. 

5. Qual o ciclo de vida do mosquito da dengue? 
O ciclo do Aedes aegypti varia conforme a temperatura e a umidade. No verão, período de maior incidência, são de 8 a 10 dias, em média, entre eclosão do ovo até o mosquito se tornar adulto. Já no inverno esse ciclo pode demorar até 3 meses e o ovo pode se manter vivo por até um ano sem água. 

6. Existe mais de 1 tipo de vírus da dengue? 
Sim, existem quatro diferentes sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2 DENV-3 e DENV-4) e todos podem causar a doença. Uma vez infectada por um dos soropotipos do vírus, a pessoa fica imune a ele. Portando, quem já teve tipo DENV-1 não pegará mais a dengue desse sorotipo. A forma mais severa da dengue, denominada dengue hemorrágica, ocorre geralmente quando uma pessoa já teve a dengue denominada clássica uma vez e contrai novamente a doença com outro sorotipo de vírus. 

7. A dengue tem cura? 
Não! O nosso sistema imunológico enfrenta essa batalha sozinho. A nossa forma de combater a doença é eliminar os focos que propiciam a proliferação do mosquito. 

8. Existe algum produto que mata o mosquito? 
Sim. Utilize o SBP elétrico! Aqui em casa não vivemos sem, pois já peguei dengue, mas meu esposo e filhos não. Mas não confie apenas no produto. Lembre-se sempre que a única cura está em nossas mãos: a prevenção. 

Então, aos primeiros sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, falta de apetite e paladar, dor atrás dos olhos, dor nos ossos e articulações, procurem o serviço de saúde mais próximo. E não usem remédio por conta própria, pois vocêm poderão mascarar os sintomas e, com isso dificultar o diagnóstico.

E para ficar mais informado, acesse o site da campanha (www.nossacidadesemdengue.com.br), pois está recheado de informações e curiosidades sobre a dengue.  E não esqueça: Faça a sua parte e não deixe água parada, onde quer que esteja. 

Beijos,
Juliana Doerner.

(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Categorias: ,
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover