Caixa de busca

Últimas matérias

Receitas para fazer os bebês dormirem

s 08:15

Receitas para fazer os bebês dormirem

Muita gente, quando me procura, me pergunta se a minha consultoria é parecida com Nana Nenê ou Encantadora de bebês. Nas redes sociais, vemos muita gente dizendo "eu deixei chorar por 3 dias e estava resolvido. Ninguém morreu". Realmente, ninguém morre disso, mas só porque alguma coisa não mata ou porque é mais rápido, não quer dizer que seja saudável emocionalmente ou que vá garantir o melhor resultado. 

Sei que mães de gemelares sofrem ainda mais com as privações de sono e que muitas vezes bate o desespero, mas vamos a algumas reflexões que podem te fazer escolher um caminho melhor para o futuro dos seus filhos:
  1. Imagine-se com medo e sozinha em algum lugar, sem conhecer o ambiente e sabendo que há alguém lá fora que pode te ajudar. Imaginou? Qual seria sua atitude? Provavelmente chamar essa pessoa, certo? É isso que um bebê faz. Ele está sozinho em um mundo novo que ele não entende bem ao certo como funciona e só conhece a mãe nos primeiros dias. Quando se sente inseguro chama da única forma que conhece, chorando. Agora imagine essa pessoa entra, olha para você e diz, está tudo bem e sai de novo e não volta mais. Qual seria seu sentimento com relação a isso? Provavelmente, depois de algumas horas, você se convenceria de que ninguém estaria disposto a te ajudar ou socorrer e pararia de chamar, certo? Só que, com isso, quebra-se um vínculo de confiança. Você não confiaria mais tanto nessa pessoa. Muitos dizem: mas são só 15, 20 ou 30 minutos. Depois o método manda voltar. Só que, para uma criança pequena, esse tempo é absolutamente uma eternidade! Ela realmente acha que você nunca mais vai voltar. 
  2. Bebês muitas vezes ainda precisam mamar de madrugada. O estômago deles não é grande o suficiente para aguentar alimento para que passem a noite toda sem mamar. Então, deixá-los chorando quando podem estar com fome gera outros problemas além da quebra do vínculo de confiança. Como instinto de sobrevivência, o bebê chora quando tem fome. Quando se "cortam" mamadas noturnas na marra, ignorando o choro do bebê que simplesmente parava de mamar quando o leite de um dos seios da mãe acabava, ao invés de reclamar para ir para o outro. Como não reclamavam, os pais achavam que estava satisfeito e as crianças começaram a não ganhar peso adequadamente. Elas extinguiram seu instinto de sobrevivência. Entendem a gravidade disso?
  3. Crianças não acordam de hora em hora porque querem fazer manha (até porque, próximo de um ano, nem entendem a relação causa/consequência) ou porque estão com fome. Geralmente há motivos, neurológicos ou fisiológicos envolvidos. Por isso, seus filhos acordam irritados. Na verdade, eles estão com sono e querem dormir, mas, por algum motivo, não conseguem. Portanto, é esse motivo que deve ser avaliado para que se trate a causa e as noites passem a ser tranquilas. Quando se trata apenas o sintoma (choro) forçando uma separação brutal e abrupta, o tiro pode sair pela culatra. Em muitos casos que atendo, os pais já tentaram esses métodos e acabam relatando que a criança pegou pânico de dormir, pois fica querendo colo o dia inteiro. Isso porque a criança tem medo que os pais sumam e não voltem mais. 
Assim sendo, eu sei que muita gente vai dizer que fez e que funcionou, mas os danos psicológicos que essa metodologia causa não valem a pena o resultado rápido que prometem. Um choro de bebê nunca deve deixar de ser atendido. Um bebê nunca deve deixar de mamar quando precisa. Uma mãe ou pai nunca deve ignorar o seu filho mesmo quando mais velho e mesmo que ele vá negar alguma coisa que ele quer. 

Acreditem que eles vão dormir, quando souberem e deixarão de mamar no seu próprio tempo. Minha última coluna aqui no gemelares foi justamente sobre o motivo dos bebês acordarem tantas vezes. Dá uma corridinha pra ver, clique aqui.

Por Renata Bermudez Konzen

Confiram também: 
  • 10 Erros mais comuns na hora de colocar os gemelares na cama, clicando aqui;
  • Não sou uma mãe de gêmeos perfeita, sou apenas mãe, clicando aqui;
  • Dicas especiais para viajar de carro com gemelares, clicando aqui;
  • Dormindo a noite toda depois dos gemelares, clicando aqui;
  • 5 Dicas para acabar com as brigas entre gemelares, clicando aqui;
  • Como sair sozinha com gemelares, clicando aqui;
  • Dicas e dieta para ajudar voltar o corpo depois da gravidez, clicando aqui;
  • 30 Perguntas que as mães de gêmeos mais ouvem clicando aqui;
  • 10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia clicando aqui.
  • 12 Coisas que nunca me disseram antes de ser mãe clicando aqui;
  • 5 Dicas sobre fim da licença maternidade para mães gemelares, clicando aqui
  • 25 Coisas que toda mãe de gemelares diz, clicando aqui;
  • 10 Dicas para conciliar Maternidade e Faculdade, clicando aqui;
  • 25 Coisas que não sabia antes de ser mãe de gêmeos, clicando aqui;
  • 15 Dicas para bebês gemelares dormirem a noite toda, clicando aqui;

                      
Facebook - Twitter - Instagram - Pinterest - Youtube
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover