Caixa de busca

Últimas matérias

Como evitar problemas nas transições de ciclos de sono

s 12:52

Como evitar problemas nas transições de ciclos de sono

A grande verdade é que todos nós acordamos durante a madrugada, e mais de uma vez! Só que, muitas vezes não nos lembramos porque não chegamos a despertar completamente. No entanto, pesando agora, você vai, certamente se lembrar que se vira na cama, arruma as cobertas, dá aquela verificada na babá eletrônica e volta a dormir, certo?

Pois bem, nossos bebês passam exatamente pelo mesmo processo. Todo ser humano dorme, e passa por um estágio de sono leve, no qual ocorrem os sonhos, por exemplo. Depois, esse sono se aprofunda até que chegamos no sono mais profundo. Quando isso acontece, nosso sono começa novamente a ficar cada vez mais leve, até que despertamos, e voltamos a dormir. 

Mas, então, por que nossos bebês não dormem como nós? 

Por volta dos 40 dias, os bebês passam a enxergar um pouco melhor e o processo de pegar no sono começa a ficar um pouco mais difícil para eles. Eles têm dificuldade de "desistir" do mundo para descansar porque querem ver tudo logo, agora mesmo. Entender o que acontece no mundo. Nessa época também, os pais começam a introduzir artifícios para que as crianças durmam melhor. Normalmente eles são: seio, chupeta, balanço, passeio de carrinho, etc. 

É então que os problemas começam a surgir. A criança passa a só saber dormir com essa ajuda, depois de um tempo. Tudo se agrava quando passamos a ficar os ajudando até que estejam nos estágio mais profundos de sono, quando ficam bem imóveis. Com essa dinâmica instalada, o que acontece é que, a cada transição do ciclo de sono que o bebê faz (essas acordadas), eles precisam de ajuda para voltar a dormir. Muitos bebês que atendo, acabam acordando quase de hora em hora durante toda a noite, apenas para mamarem um pouquinho e conseguirem voltar a dormir. Isso prejudica tanto o sono dos pais, quanto o da criança. 

Contudo, isso pode ser evitado se os pais reconhecem o que está acontecendo e evitam que o problema se instale. Para fazer isso, é necessário que, quando o bebê comece a ter dificuldades para adormecer, os pais entendam que devem ajudar o bebê a se acalmar, mas sem "fazer" ele dormir. Se seu bebê está se mexendo ou até reclamando um pouquinho, mas sem abrir os olhos, evite fazer barulho, entrar para o quarto ou pegá-lo imediatamente no colo. Isso pode acabar o despertando. Espere que ele faça essa transição sozinho, sabendo que ela pode levar uns 15 a 20 minutos às vezes. Não é porque o bebê está se mexendo que há algo de errado. Se sentir dor ou fome, vai despertar e chorar e, aí você deve atender o quanto antes. 

Lembre-se sempre, os bebês nascem sabendo dormir. Nós é que acabamos atrapalhando. Quando deixamos que durmam, acabam realmente só acordando quando têm fome e, logo as noites passam a ser tranquilas novamente. 

Por Renata Bermudez Konzen
Consultora Familiar: www.sosseguinho.com.br - www.facebook.com/sosseguinho

Confiram também: 
  • 10 Erros mais comuns na hora de colocar os gemelares na cama, clicando aqui;
  • Não sou uma mãe de gêmeos perfeita, sou apenas mãe, clicando aqui;
  • Dicas especiais para viajar de carro com gemelares, clicando aqui;
  • Dormindo a noite toda depois dos gemelares, clicando aqui;
  • 5 Dicas para acabar com as brigas entre gemelares, clicando aqui;
  • Como sair sozinha com gemelares, clicando aqui;
  • Dicas e dieta para ajudar voltar o corpo depois da gravidez, clicando aqui;
  • 30 Perguntas que as mães de gêmeos mais ouvem clicando aqui;
  • 10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia clicando aqui.
  • 12 Coisas que nunca me disseram antes de ser mãe clicando aqui;
  • 5 Dicas sobre fim da licença maternidade para mães gemelares, clicando aqui
  • 25 Coisas que toda mãe de gemelares diz, clicando aqui;
  • 10 Dicas para conciliar Maternidade e Faculdade, clicando aqui;
  • 25 Coisas que não sabia antes de ser mãe de gêmeos, clicando aqui;
  • 15 Dicas para bebês gemelares dormirem a noite toda, clicando aqui;
                      
Facebook - Twitter - Instagram - Pinterest - Youtube
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Categorias: ,
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover