Caixa de busca

Últimas matérias

Bullying - o que é e como identificar

s 11:16

Bullying - o que é e como identificar

Outubro é o mês mundial de combate ao Bullying. A importância dessa data pode ser claramente percebida se atentarmos para o crescimento da violência escolar na educação pública quanto na particular. O crescimento do fenômeno byllying tem colocado em risco a saúde mental, social e física de nossas crianças e adolescentes. Diante disso, pais e professores têm se preocupado cada vez mais com o assunto, buscando alternativas e soluções. 

Podemos definir o bullying como um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que acontece de forma intencional e repetitiva, envolvendo os mesmos agressores e as mesmas vítimas. As ações desse tipo de violência possuem caráter degradante e ofensivo, envolvem disputa de poder e popularidade e possuem o objetivo de amedrontar, oprimir, humilhar, maltratar, ridicularizar, excluir e perseguir as vítimas envolvidas. O bullying pode ser verbal, psicológico, físico ou virtual (cyberbulllying) e acontece na grande maioria das escolas. 

O grande problema do bullying é identificar os envolvidos e reconhecer que ele existe em uma determinada escola ou sala de aula. Normalmente os agressores (chamados de bullies) são alunos mais populares e, as vítimas, costumam ser crianças mais tímidas, com dificuldades em se defender e, portanto, mais vulneráveis. 

O grande problema do bullying é identificar os envolvidos e reconhecer que ele existe em uma determinada escola ou sala de aula. Normalmente os agressores (chamados de bullies) são alunos mais populares e as vítimas costumam ser crianças mais tímidas, com dificuldades em se defender e, portanto, mais vulneráveis. Por ser um jogo subjetivo de poder, as crianças vítimas de bullying tardem a não denunciar seus agressores com medo de retalizações e sofrem caladas. Com isso, a escola não consegue identificar nem os agressores e nem as vítimas, e passa a se omitir diante do que acontece nas salas de aulas todos os dias.

Para saber se o seu filho está envolvido com o bullying é preciso estar disposto a reconhecer que ele pode ser a vítima, mas também pode ser o agressor ou o espectador. Espectadores do bullying são as crianças que não provocam a violência, mas que também não a denunciam. Elas não fazem piadas ou brincadeiras maldosas, mas costumam rir das brincadeiras e ignorar as vítimas, o que aumenta a ocorrência da violência escolar.

Se você acredita que seu filho seja vítima do bullying, fique atento a 5 coisas: 
  • Seu filho perdeu a vontade de ir à escola? Demora para acordar, inventa dores e doenças para não frequentar as aulas? 
  • Seu filho cheha triste da escola? Chora sem motivo?
  • Quando você vai buscar seu filho na escola ele está sempre sozinho ou acompanhado apenas de um ou dois colegas que são sempre os mesmos? Nunca leva colegas da escola para casa? 
  • O rendimento escolar de seu filho diminuiu?
  • Seu filho não conta o que sofre na escola e sempre muda de assunto quando é questionado? 
Se a resposta para algumas dessas perguntas for sim é preciso tomar a iniciativa de conversas sobre o assunto com o seu filho e em seguida conversar com professores, diretores e coordenadores pedagógicos sa escola em que ele estuda. Caso a suspeita se confirme, procure um psicólogo para seu filho e estimule a escola a buscar uma solução para o problema! Bullying é crime e precisa ser denunciado, combatido e prevenido!

Para ajudar nessa corrente do bem, compartilhe esse post com as hashtags #todoscontraobullying e #memóriasdobullying.


Postado por: Tahiana Andrade S. Borges
E-mail: taiborges.psicologa@hotmail.com
Psicóloga clínica e Especialista em Gestão de Pessoas - CRP03/IP7420


                      
Facebook - Twitter - Instagram - Pinterest - Youtube
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover