Caixa de busca

Últimas matérias

Como melhorar o sono dos gemelares

s 13:37

 Como melhorar o sono dos gemelares

Na minha última coluna, falei sobre os 10 erros mais comuns na hora de colocar os gemelares na cama (confira clicando aqui) e a Ju me contou que muitas mamães escreveram perguntando como corrigir essas questões quando a coisa já degringolou. 

Então vamos lá. Resolvi separar por idade, porque as questões são diferentes: 

Até 6 meses de idade

Com os bebês pequenos, normalmente acabamos criando uma dependência de algum tipo para o que o bebê durma, seja ela a chupeta, o seio, embalo, carrinho, etc. Nessa idade, o trabalho dos pais é acalmar o bebê para que ele consiga dormir. Retire a dependência e acalme seu bebê no colo pelo tempo que ele precisar. Quando estiver calmo, coloque-o no berço ou cama para que durma. Se voltar a chorar, pegue-o no colo de novo pelo tempo que precisar novamente. Com o tempo, eles aprendem a ir se acalmando e o sono vai melhorando progressivamente. Não há tempo limite para ficar no colo nem tempo para ficar chorando no berço. Um bebê dessa idade não faz manha, não expressa vontade e não tem malícia alguma. Com gemelares, às vezes é interessante separá-los (desde que não sejam muito dependentes um do outro) para que o choro de um não acorde o outro. Isso porque eles terão dificuldade de aprofundar o sono nos primeiros dias e, qualquer som vai acordá-los. Além disso, o processo exige bastante tempo e, por isso, pode ser melhor trabalhar com um dos bebês de cada vez.

Entre 6 meses e 1 ano de idade

Em algum momento nessa fase, o bebê começa a entender que pode se expressar através do choro e passa a se manifestar contrariamente a algumas atitudes dos pais e cuidadores. É muito comum que fiquem de pé no berço pedindo para sair para o colo. Se seus filhos já dormem em colchões ou caminhas nessa fase, sente-se na beirada e fique junto deles até que durmam. Se for em berços, fique sempre ao lado. Durante essa fase de desenvolvimento, não é interessante ficar tirando a criança do berço. Ela já compreende que se chorar vai ser retirada. Mas, também não há necessidade de rispidez. Fique SEMPRE ao lado do seu filho, fazendo carinho, deitando-o de vez em quando. Cada dia eles devem resistir menos ao fato de irem dormir. Novamente, nessa fase, pode ser interessante trabalhar com um dos gêmeos por vez ou separá-los. 

Entre 1 a 4 anos 

Nessa idade, geralmente o problema é mais disciplinar do que neurológico. Nessa fase, criar uma rotina que siga sempre a mesma ordem diminui discussões. Isso significa ter um pequeno ritual e ter paciência nos primeiros dias. Eles tentam sair de cama. Caso desçam, coloque-os de volta. Enquanto estiverem na cama, deixe que cantem, rolem, mexam com bichinhos. Eles vão encontrar um pequeno ritual próprio para se acalmarem. Evite ficar conversando muito com eles nessa hora ou a situação pode se estender pois resistem ao sono. Entretanto, sua postura deve seguir sendo carinhosa. Não brigue ou grite com eles. Lembre-se que foi você que estabeleceu esse padrão. Eles apenas respondem como estão acostumados. O que podemos fazer é mudar esse padrão. 


Por Renata Bermudez Konzen
Consultora Familiar: www.sosseguinho.com.br - www.facebook.com/sosseguinho

Confira também: 

  • 10 Erros mais comuns na hora de colocar os gemelares na cama, clicando aqui;
  • Não sou uma mãe de gêmeos perfeita, sou apenas mãe, clicando aqui;
  • Dicas especiais para viajar de carro com gemelares, clicando aqui;
  • Dormindo a noite toda depois dos gemelares, clicando aqui;
  • 5 Dicas para acabar com as brigas entre gemelares, clicando aqui;
  • Como sair sozinha com gemelares, clicando aqui;
  • Dicas e dieta para ajudar voltar o corpo depois da gravidez, clicando aqui;
  • 30 Perguntas que as mães de gêmeos mais ouvem clicando aqui;
  • 10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia clicando aqui.
  • 12 Coisas que nunca me disseram antes de ser mãe clicando aqui;
  • 5 Dicas sobre fim da licença maternidade para mães gemelares, clicando aqui
  • 25 Coisas que toda mãe de gemelares diz, clicando aqui;
  • 10 Dicas para conciliar Maternidade e Faculdade, clicando aqui;
  • 25 Coisas que não sabia antes de ser mãe de gêmeos, clicando aqui;
  • 15 Dicas para bebês gemelares dormirem a noite toda, clicando aqui;
                      
Facebook - Twitter - Instagram - Pinterest - Youtube
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover