Caixa de busca

Últimas matérias

Dormindo a noite toda depois dos gemelares

s 08:15

Dormindo a noite toda depois dos gemelares
Benjamin, Sarah e Aylah filhos da mamãe Ihara Benolo

Hoje vim falar de um assunto que aflige muitas mães, principalmente as que, como nós, temos mais de um bebê ao mesmo tempo: o sono!

Se toda mãe recente acorda várias vezes à noite, no nosso caso, isso é multiplicado, certo? Mas há formas de simplificar as coisas. O grande segredo para as mães de gêmeos é criar o mínimo de manias possíveis. É deixar interessante que as crianças tenham o máximo de independência possível, sem deixar de atender suas necessidades. Uma das maiores necessidades de um bebê é o contato físico. Quanto menos você esperar para dar colo, de dia, para os pequenos, menos choro vai ouvir, inclusive de madrugada. Os estudos científicos demonstram que crianças que são carregadas por, pelo menos, duas horas por dia, choram menos e dormem melhor. Uma boa opção para prover esse contato é o uso de slings que ajuda a mãe a ficar com mãos livres realizar tarefas, enquanto o bebê se delicia com o contato físico. Com gêmeos recém-nascidos, é possível até carregar os dois ao mesmo tempo. Lembrando que é preciso procurar profissionais experientes para ensinar a usar e evitar acidentes.

Dormindo a noite toda depois dos gemelares
Nicolly e Nátally - Filhas da mamãe Dayane Brunetto e do papai João Ricardo

Saciadas as necessidades de alimentação e contato físico dos bebês, é interessante que eles aprendam a conseguir adormecer sem grandes malabarismos. Evite o uso de chupetas, pois essas atrapalham a continuidade do sono das crianças e não balance seus filhos até que durmam. Caso eles estejam com dificuldades e comecem a chorar, abrace-os e segure no colo mas, sem sacudir. Apenas acalente, cante uma música e caminhe. Tenha paciência e eles acalmarão. Respirem fundo e de forma calma. Os bebês tendem a imitar nossa postura. À medida que acalmarem, fique parada. Dessa forma precisarão cada vez menos ajuda para dormir, até que dormirão sozinhos. Isso por si só já vai fazer com que suas noites sejam melhores mas, bebês pequenos e prematuros (como grande parte dos gemelares), ainda têm necessidade de mamar de madrugada por alguns meses. Então, como otimizar o sono da cansada mamãe? Algumas dicas práticas me ajudaram, inclusive para que eu conseguisse amamentar exclusivamente as meninas sem entrar em colapso. 
  • Encha o tanque dos bebês quando você for dormir! Uma mãe de gemelares tem pouco tempo livre. Então, é comum que, quando eles durmam, a mãe ainda vá arrumar a casa, comer alguma coisa e tomar um banho. Com isso, muitas vezes, quando acabamos de dormir, eles acordam para mamar. Minha recomendação para mães nessa situação é sempre acordar os bebês para mamar quando você estiver pronta para ir para a cama. Mesmo que mamem menos que o normal, o interessante é justamente "completar o tanque". E essa tática ainda tem a vantagem adicional de poder dar mamá para um enquanto o outro dorme, o que minimiza a correria e choro. Agora, se seu cansaço é tão grande que você já dorme junto com eles, relaxe e espere o primeiro acordar;
  • Seja pró-ativa durante a madrugada. Quando um dos gêmeos acordar, amamente (ou dê mamadeira), troque a fralda e coloque para dormir. Então, pegue outro (dormindo mesmo) e faça a mesma coisa e, assim por diante. Aqui em casa, eu amamentava a primeira, entregava para o papai, que trocava e fazia arrotar, enquanto eu amamentava a segunda. Depois eu mesma terminava. Dessa forma você evita que, logo que pegue no sono um bebê acorde. Isso vai otimizar suas chances de descanso. 
Dormindo a noite toda depois dos gemelares
Sofia e Cecilia filhas da mamãe Suelen Caroline

Muitas mães tem medo de acordar os bebês. Algumas acreditam que eles vão acostumar a acordar ou que, uma vez acordados não vão mais voltar a dormir. Essas situações são raríssimas e as práticas realmente auxiliam as mães na difícil tarefa de cuidar de mais de um bebê, principalmente se desejam amamentar exclusivamente.


Renata Bermudez Konzen
Consultora Familiar: www.sosseguinho.com.br - www.facebook.com/sosseguinho

Confira também: 
  • A história da autora do Gemelaresclicando aqui;
  • Dicas e dieta para ajudar voltar o corpo depois da gravidez, clicando aqui;
  • 30 Perguntas que as mães de gêmeos mais ouvem clicando aqui;
  • 16 Desafios de ser mãe de gêmeos, trigêmeos quadrigêmeos ou mais clicando aqui;
  • 10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia clicando aqui.
  • 12 Coisas que nunca me disseram antes de ser mãe clicando aqui;
  • 5 Dicas sobre fim da licença maternidade para mães gemelares, clicando aqui
  • 25 Coisas que toda mãe de gemelares diz, clicando aqui;
  • Vídeo: Como amamentar gêmeos, clicando aqui;
  • Confissões de uma mãe de gêmeosclicando aqui;
  • 10 Dicas para conciliar Maternidade e Faculdade, clicando aqui;
  • 25 Coisas que não sabia antes de ser mãe de gêmeos, clicando aqui;
  • Dicas para fazer bebês gemelares dormirem juntos, clicando aqui;
  • 10 Dicas para ser uma mãe feliz, clicando aqui;
  • Confissões de uma grávida de gêmeos, clicando aqui;
  • 15 Dicas para bebês gemelares dormirem a noite toda, clicando aqui;
  • Desabafo de uma mãe depois que os filhos dormem, clicando aqui;

                      
Facebook - Twitter - Instagram - Pinterest - Youtube
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Categorias: , ,
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover