Caixa de busca

Últimas matérias

Dicas para lidar com crianças irritadas, que fazem birra ou com comportamento agressivo

s 21:43

Dicas para lidar com crianças irritadas, que fazem birra ou com comportamento agressivo

Vamos falar de crianças que ficam irritadas, fazem birra ou têm comportamento agressivo. Sempre friso para os pais com quem trabalho, que não adianta agir no sintoma, ou seja, comportamento, se não agirmos na causa. Então, se seu filho está agindo desta forma, o mais importante é descobrir o motivo de tudo isso. 

Vamos dividir as coisas por idade? 

Dicas para lidar com crianças irritadas, que fazem birra ou com comportamento agressivo

1 - Bebês até um ano

Nesta idade, a irritação se manifesta na forma de choro. Bebês nessa fase costumam chorar sempre que deixados sozinhos e ainda "exigem" que os pais fiquem de pé e andando ou balançando. Nessa faixa etária, há três motivos básicos para o mau-humor: Sono, falta de contato de contato físico e fome. Um bebê de um ano, deveria dormir, em média, cerca de 13 a 14 horas a cada 24 horas. Se está dormindo 3 ou 4 horas a menos que isso, há grandes chances físico suficiente. Com gemelares, os pais tem que se dividir para dar bastante colo, garantindo a satisfação dessa necessidade. E, por fim, se seus bebês estão com menos de 6 meses, alimente-os em livre demanda. Se já comem bem, mantenha intervalos de cerca de 2:30 entre refeições. 

Dicas para lidar com crianças irritadas, que fazem birra ou com comportamento agressivo

2. Crianças de 1 a 4 anos

Por volta de um ano, muitas crianças começam a bater nos outros. Embora esse comportamento seja normal, é papel dos pais ensinar aos filhos como devem lidar com os outros. Novamente, algumas causas podem aumentar as chances de comportamento inadequado. Uma delas é a falta de gasto energético. a partir de um aninho, as crianças começam a ter necessidade de gastar mais energia. Ficar em casa o dia todo, pode ser uma das causas da irritação e agressividade. O ideal é que você saia com seus filhos pelo menos uma hora pela tarde. O horário tem que ser o melhor para você. Em lugares mais frios, costuma ser mais perto do final da manhã. Em locais quente, de manhã cedo. Não valem voltinhas de carrinho. É importante fazer com que andem, joguem bola, corram, etc.

Outro grande motivo de irritação é a falta de estrutura na rotina. Procure intercalar atividade de maior gasto de energia, com atividades de concentração. Por exemplo, vocês podem acordar de manhã, sair para jogar bola, voltar, fazer um lanche, se limpar e desenhar (atividade de concentração). Sempre que a criança começar a ficar irritada, proponha uma mudança de atividade. 

O cansaço aqui também é fator determinante. Uma criança nessa idade deve dormir praticamente 12 horas por noite e, até os 3 anos, pelo menos, fazer um cochilo à tarde. Quando há problemas de agressividade na escola, por exemplo, esses são mais comuns no período da tarde, principalmente após o recreio. Isso porque, a maioria acha que o cochilo da tarde é desnecessário e o abole muito cedo, fazendo com que a criança fique frustrada e irritada. 

Evite a birra, dando colo para seu filho antes que ele chore pedindo. Se a criança só ganha colo quando chora, chora o dia todo. Caso a birra seja inevitável, diga à criança que não está entendendo o que ela está dizendo e que vai esperar (pacientemente) que ela se acalme e digo o que quer. Com isso ensinamos um novo padrão um novo padrão de comportamento e a criança logo aprende a conversar sem se jogar no chão e gritar. 

Dicas para lidar com crianças irritadas, que fazem birra ou com comportamento agressivo

3 - Crianças de 5 a 10 anos

Essa é uma fase diferente. Aqui, a criança passa por uma transformação. Começa a se voltar para o social e procurar grupos. Precisa então, aprender a lidar com os outros, com suas vontades, diferenças e a negociar. Nessa fase, os pais devem ter muita paciência e regras claras são a palavra de ordem. Seu filho deve sempre saber o que é permitido, ou não. Procure ser coerente para que ele se sinta seguro e, portanto mais calmo. Crises de raiva são comuns nessa fase e devem ser tratadas com calma. Quando seu filho ficar nervoso, diga que entende que ele está com raiva, mantendo a calma, e explique que vai esperar que se acalme para conversarem. Coloque-se no lugar da criança. Quando você está nervosa, provavelmente não adianta muito argumentar com você, certo? Respeite os sentimentos do seu filho e assim, você ensinará auto controle. 

Dicas para lidar com crianças irritadas, que fazem birra ou com comportamento agressivoQuando crianças batem

Algumas crianças atacam os pais ou outras pessoas quando frustradas. Nessa hora, independentemente da idade, use uma voz grave (grossa), mas no volume normal e diga não na hora. Se possível, evite a agressão, segurando a mãozinha que está tentando bater. Se a criança insistir em bater, diga que vai sair de perto porque não aceita esse tipo de tratamento e saia. Essas situações costumam fazer com que os pais sintam raiva mas, confiem em mim: é melhor sair de perto, respirar fundo e ir para outro cômodo. A criança logo percebe que esse comportamento afasta as pessoas (que é o que acontece na vida adulta também) e melhora. 

Renata Bermudez Konzen
Consultora Familiar: www.sosseguinho.com.br - www.facebook.com/sosseguinho

Confira também: 
  • Dormindo a noite toda depois dos gemelares, clicando aqui;
  • 5 Dicas para acabar com as brigas entre gemelares, clicando aqui;
  • Como sair sozinha com gemelares, clicando aqui;
  • Dicas e dieta para ajudar voltar o corpo depois da gravidez, clicando aqui;
  • 30 Perguntas que as mães de gêmeos mais ouvem clicando aqui;
  • 10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia clicando aqui.
  • 12 Coisas que nunca me disseram antes de ser mãe clicando aqui;
  • 5 Dicas sobre fim da licença maternidade para mães gemelares, clicando aqui
  • 25 Coisas que toda mãe de gemelares diz, clicando aqui;
  • 10 Dicas para conciliar Maternidade e Faculdade, clicando aqui;
  • 25 Coisas que não sabia antes de ser mãe de gêmeos, clicando aqui;
  • 15 Dicas para bebês gemelares dormirem a noite toda, clicando aqui;
                      
Facebook - Twitter - Instagram - Pinterest - Youtube
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover