Caixa de busca

Últimas matérias

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade

s 14:25

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade

A obesidade infantil já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia, pois atinge 42 milhões de crianças, com menos de 5 anos, pelo mundo. As crianças tornar-se obesas por inúmeras razões, sendo as mais comuns: a genética falta de atividade física, mas, principalmente, hábitos alimentares inadequados. Pensando nisso, listamos aqui 8 alimentos que podem levar as crianças à obesidade.

O Ministério da Saúde é bem claro quando mostra que deve-se evitar açúcar, café, enlatados, refrigerantes, e outras guloseimas e industrializados em geral nos primeiros anos de vida. O açúcar somente deve ser usado na alimentação da criança após um ano de idade e sempre com moderação. Além de competirem com alimentos mais nutritivos, esses alimentos podem levar as crianças à obesidade

As mamães, titias e avós, não se cansam de querer apresentar "novos alimentos" à rotina alimentar da criança. É aí que mora o perigo!

Por que querer incluir alimentos que podem levar as crianças à obesidade, com pouco ou nenhum valor nutricional e que muitas vezes contém ingredientes que são prejudiciais à saúde dos seus filhos?

Então, fiquem atentos aos 8 alimentos que podem levar as crianças à obesidade:

1 - Queijos tipo Petit Suisse

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade
A maioria dos queijos tipo petit suisse são extremamente ricos em açúcares e contém bem menos minerais do que declaram. Segundo uma análise feita pela "Proteste", se uma criança de 4 a 6 anos consumir um potinho, estará ingerindo 32% do limite máximo de açúcar recomendado para a idade. Ou seja, nada de acreditar que "vale por um bifinho", ok?

2 - Cremogema

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade
Não só a cremogema, mas tantos outros produtos de mingaus não são indicados para crianças menores de 2 anos. Inclusive, se observarmos no rótulo da cremogema, o próprio fabricante só indica o consumo para crianças maiores de 3 anos de idade. Se o fabricante, que é o maior interessando em vender o produto faz essa indicação, porque vamos oferecer aos nossos filhos antes da idade recomendada? No lanche da tarde, ofereça um mingau de aveia para seus filhos, eles vão amar, além de ser rico em fibras!




3 - Gelatinas

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade
Contém excesso de açúcar e corantes artificiais que estão relacionados com hiperatividade infantil. Prepare uma gelatina natural usando gelatina incolor com suco de frutas, fica gostoso e muito mais saudável.




4 - Cereais Matinais

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade
Com altas concentrações de açúcares, esses cereais podem trazer mais prejuízo do que benefício. Invista sem adição de açúcares, acrescente leite e frutas picadas. 





5 - Iogurtes

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade
A maioria dos iogurtes apresentam grandes quantidades de açúcares, além de conservantes e estabilizadores, não sendo recomendados para crianças. O melhor é trocar os iogurtes prontos, com sabores artificiais por iogurte natural, sem adição de açúcares, batido com frutas (morango, mamãe, ...), torna o lanche mais saudável e sem corantes.


6 - Barrinhas de Cereais

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade
Essas barrinhas parecem ser uma ótima opção para colocar nas lancheiras dos seus filhos, certo?! Errado! Na sua maioria, são ricas em açúcar, gordura saturada e sódio. Então, leia atentamente os ingredientes que estão listados no rótulo, isto vale para todos os outros alimentos, os primeiros ingredientes que aparecem são os que estão em maior quantidade no produto. 

7 - Sucos de Caixinha

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade
Muitas vezes, esses sucos entram na alimentação para substituir o refrigerante, mas alguns desses produtos apresentam a mesma quantidade, ou até mais açúcar do que os refrigerantes, além do sódio. E também não podemos esquecer dos corantes presentes nessas bebidas. O melhor é alternar entre sucos de caixinha e sucos naturais. 


8 - Suco de Soja

8 Alimentos que podem levar as crianças à obesidade
Esses sucos devem ser consumidos, no máximo, 2 vezes por semana, como opção no lanche das crianças, visto que às bebidas à base de soja contêm grandes quantidades de sódio e, principalmente, porque o organismo da criança tem dificuldades em metabolizar a soja. Essas bebidas são mais indicadas para mulheres que estão na menopausa. Além disso, alguns estudos têm mostrado que as crianças tem entrado na puberdade mais cedo por causa da isoflavona (compostos de soja que se assemelham aos hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres).


Por isso mamães fiquem atentas à alimentação das crianças!

    
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)

Postado por: Dr.ª Nathália Porto
E-mail: nathaliaporto_@hotmail.com
Casada, mãe dos gêmeos Lucas e Miguel
Nutricionista - CRN: 11100401
Comentrios
1 Comentrios

1 comentrio:

  1. Natália adorei o post, muito informativo.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover