Caixa de busca

Últimas matérias

16 Desafios de ser mãe de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais!

s 21:37

16 Desafios de ser mãe de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais!

Os 16 Desafios de ser mãe de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais, que a maioria das mães vivem, estão aqui!  Ninguém disse que seria fácil! Ser mãe é um verdadeiro desafio para qualquer mulher. Uma responsabilidade gostosa para vida toda! Entre tantas dificuldades e aprendizados, sorrisos, lágrimas, descobertas, desesperos e realizações, em uma coisa todas concordam: Ser mãe de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais é ser muito abençoada, um privilégio para poucas! 

Os desafios são diversos e diários! 

Confiram os 16 Desafios de ser mãe de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais:

1 - Gerar os bebês 

Desde a descoberta da gestação gemelar, o maior desafio é gerar os bebês pelo máximo de tempo dentro do ventre. Muitas mães ficam internadas a espera do nascimento, lutando diariamente por mais um dia com os bebês na barriga. Dias de muita angustia, impaciência, mas sempre com foco e fé em Deus.

Dicas: Cuidar muito da gestação desde o início. Faça direitinho o acompanhamento com o médico, nada de fazer esforço, não levante cadeira ou algum peso, limpe a casa levemente, não invente o que você sabe que não pode fazer e nada de fortes emoções. 

2 - Amamentá-los

Como amamentar dois bebês ao mesmo tempo? Todas as mães gemelares já se perguntaram isso, não é?! Realmente é uma dúvida constante. Mas é possível sim, mas não é fácil! Clicando AQUI você terá acesso a posições e dicas para amamentar gemelares. Amamentar gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais é realmente um grande desafio.

Dicas: Leia muito sobre amamentação de gemelares, converse com mães de gêmeos ou mais.

Lembre-se: "Sempre depois de mãe, aprendemos que conseguimos superar as circunstâncias!" Então, não tenha medo, e sim, você vai conseguir amamentá-los.  

3 - Dormir a noite inteira

Nos primeiros meses é praticamente impossível dormir a noite inteira. Acredito que é possível, mas só depois que os bebês tiverem uma rotina. Mesmo assim, terão dias que eles ficarão enjoados, ou com febre e por aí vai. É sempre uma coisa, ou outra, e provavelmente a mãe vai levantar até para verificar se os bebês estão respirando. É normal!

Dicas: Durante o dia enquanto os bebês dormirem, aproveite e durma também. O descanso da mamãe é muito importante, tanto para produção de leite, quanto para renovar as forças para a próxima mamada. E claro, um dia você voltará a dormir a noite inteira.

4 - Atender aos gemelares no mesmo tempo

Considero um grande desafio também! É complicado atendê-los sempre ao mesmo tempo. Tem momentos que a maioria das mães entram em desespero, e até choram junto com os bebês.

Dicas: O Ideal é ensiná-los desde pequenos que é importante saber esperar a sua vez. O coração de mãe sempre aperta quando começam a chorar juntos querendo a mesma coisa, mas é normal. A mãe precisa entender que ela é uma só e, por isso, eles precisam aprender desde cedo a esperar. 

5 - Depender sempre da ajuda de alguém

Isso é um fato para muitas mamães de gêmeos, e principalmente, para as mamães de trigêmeos, quadrigêmeos ou mais. Na maiorias das vezes que chegar alguém em casa, ou quando saírem para algum lugar, sempre quem estiver por perto ajudará.

Dicas: Não se sinta mal por isso, e não tenha vergonha de pedir ajuda. Você é humana, e pode sim, ficar cansada. Por isso, se puder peça a ajuda da mãe, do pai, dos irmãos, e de quem você puder contar. Mas tudo com limites, assim tudo dará certo. 

6 - Trocar várias fraldas por dia

Sempre esquecemos desse quesito quando estamos grávidas, e só descobrimos a trabalheira na hora da troca das fraldas depois que os bebês nascem. E tem hora que cansa, não é?! Mas como minha mãe diz: "Tudo passa!". E como passa!

Dicas: Peça ajuda do papai, não prive seu marido de ajudá-la. É necessário o papai saber que ele também pode ajudar. Isso aliviará seu dia a dia quando ele estiver por perto. 

7 - Acalmar os bebês quando estão chorando ao mesmo tempo

Já passei por cada apuro assim, e confesso que já chorei junto com eles. Pedia desculpas, pois a mamãe estava com os braços doendo e, por isso, iríamos deitar juntos na cama. Começava a cantar uma musiquinha, ou utilizava a mais usada técnica das mamães gemelares: Tirar fotos. Isso mesmo!

Dicas: Não se desespere como eu (impossível, mas tudo bem, siga a dica!), respire, e pense em algo para chamar a atenção deles, coloque-os no carrinho e fique balançando (fiz muito isso), cante uma musiquinha.

Pode ter certeza que se eu consegui, você também conseguirá, basta querer!

8 - Estabelecer uma rotina

Muito importante! Sem rotina você não terá uma vida normal, realmente é necessário implantá-la desde que os bebês nascem. No início muitas mães desistem, pois acham que não vão conseguir. Mas basta ter paciência.

Dicas: Faça sempre tudo no mesmo horário: Mamada, banho, brincadeiras, banho de sol, assistir galinha pintadinho, ou outro DVD, e dormir. O importante é manter a rotina sempre.

Lembre-se: Se sair da rotina nos finais de semana, a sua semana será um caos, pois até que você consiga colocá-los na rotina de novo, seu dia a dia ficará muito complicado. Mantenha a rotina o máximo que conseguir!

9 - Vencer o cansaço do dia a dia e dar conta de tudo

Nunca te disseram que seria fácil e realmente não é! Principalmente para as mamães que não podem ter uma auxiliar de trabalhos domésticos em casa. É o famoso "se vira nos 30", e muita rotina para dar conta de tudo. É cansativo, exaustivo e exigirá unicamente de você para que tudo ao seu redor dê certo.

Dicas: Rotina diária sempre! Peça ajuda do papai quando ele tiver em casa: você coloca a mesa e ele tira, você lava a louça e ele seca, você coloca a roupa na máquia e ele estende, você da banho e ele seca e coloca a roupa, e por aí vai. Aprenda a dividir algumas coisas com ele, pois ele trabalha fora e você em casa, e a noite os dois se ajudam. É necessário e importante! Se ele não te ajudar, só a rotina e a disciplina diária te ajudará! 

10 - Ser forte nos dias difíceis

Mãe sempre precisa ser forte! Tenho certeza que você já ouviu isso, eu também já ouvi diversas vezes. Principalmente quando os bebês estão doentes. Depois de ser mãe, a maioria das mulheres descobrem uma força interna, física e mental que não sabiam que existiam. Essa força vem de Deus!

Dicas: Nos momentos difíceis, pare, respire, e tire um momento para conversar com Deus. Se precisar chorar, chore! Faz bem e lava alma. Com certeza, ao terminar, se sentirá mais leve. Desabafe com seu esposo, com sua mãe, ou com uma amiga.

Lembre: Estou sempre aqui, precisando, basta me chamar no bate-papo da fan page. 

11 - Tomar um banho demorado

Nos primeiros meses, após o nascimento dos bebês, isso é impossível! Não vou dizer que será sempre assim, até porque seu esposo, ou sua mãe poderá olhá-los para você tomar aquele banho. Mas no dia a dia mesmo, banho de mãe é rápido. E por favor, não se sinta culpada, toda mãe passa por isso e você não é diferente de nenhuma.

Dicas: Está sentindo falta do seu banho? Aproveite que os bebês dormiram e se joga no chuveiro, combine com marido que uma vez na semana você tomará um banho demorado e ele também. Afinal, vocês estão juntos nessa, não é?! Para as mamães solteiras, combine com sua mãe, ou com uma amiga. E se alguma mamãe não conseguir essa troca, respire, e tenha em mente que tudo passará. 

12 - Ajudar a pagar as contas e dar conta da casa e dos filhos

Não é fácil sair de casa cedo, deixar as crianças na creche, passar o dia trabalhando preocupada com os filhos, no final do dia pegar as crianças, chegar em casa, dar conta de muitos afazeres domésticos, cuidar do banho, da janta, e ainda dar conta das tarefinhas escolares, não é? E o tempo para a mamãe? Quase nunca! Tudo isso para ajudar a sustentar a casa. Sendo que muitas mães começam a trabalhar com algo em casa, para ficar mais próxima dos filhos. Nenhuma das situações são fáceis, mas tudo por amor aos filhos vale a pena.

Dicas: Se cobre menos, faça o que está ao seu alcance, não extrapole suas limitações. Deus te fortalecerá e o tempo de bonança virá! 

13 - Ensinar os filhos a dividir

Entre irmãos isso é muito importante, até porque não tem como ter tudo igual. Sei que é uma missão complicada quando falamos de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais, porém com paciência e tempo eles aprenderão.

Dica: Compre brinquedos que ambos consigam brincar juntos, e ensine sempre que eles precisam dividir.

14 - Manter a aparência, ficar bonita é necessário

Um desafio semanal! Sei que logo no início é complicado e acho que não tem necessidade. A mãe fica mais voltada para a correria diária com os gemelares. Mas depois é necessário, até para a mamãe se sentir melhor consigo mesma.

Dica: Vá ao salão pelo menos a cada 15 dias, se não conseguir faça em casa. Como? Simples, eu dividia por dia, tipo: Segunda tirava a sobrancelha, terça tirava o busso, quarta fazia a unha do pé, quinta a unha da mão e sexta dava um trato no cabelo. Assim mantive uma aparência boa sempre! 

15 - Cansaço físico e mental

Esse desafio acaba com qualquer um! Mas é quando estamos fracos que somos fortes, não é? Por diversas vezes me vi assim, deitava, dormia e acordava muito melhor. É importante o descanso, por isso a necessidade de ter alguém parceiro ao seu lado.

Dicas: Filhos estão dormindo? Pare tudo e durma também, você precisa "recarregar as baterias", é necessário. A sua paciência será outra, e com certeza valerá a pena. Se cobre menos, sempre!

16 - Vida de casal e vida social

Como a vida do casal muda depois que os bebês nascem, e é aí que o amor é "provado". Muitos não passam na "prova" e se separam, mas a maioria conseguem driblar as dificuldades para encontrar um tempo para os dois. Por experiência própria, trocamos a nossa vida social por paz, por um bom tempo. Com bebês pequenos é difícil sair, principalmente quando não tem com quem deixá-los, como é o meu caso. Morava no sul, e hoje moro na Bahia, aqui conseguimos depois de 3 anos e meio que os bebês nasceram. Não vou dizer que é fácil, porque não é! Mas é uma fase tão gostosa que tudo vale a pena.

Dica: A mulher tem o dom de saber conduzir o marido. Por isso, seja sábia! Veja um horário que os bebês durmam mais e aproveite, chame o marido para namorar um pouco. Seu casamento precisa disso! Tomem banhos juntos, mesmo que sejam rápidos. São momentos a dois que vocês precisam!

Lembre-se: Antes dos bebês só era você e seu marido!

Têm desafios sim! Mas nada se compara em ser mãe de 2 ou mais bebês de uma vez só! É muito amor, muitos beijos que a mamãe recebe, que supera qualquer dificuldade! É benção divina!

Qual o maior desafio de ser mãe de gemelares que você enfrentou?

Confira também: 
  • A história da autora do Gemelares, clicando aqui;
  • Dicas e dieta para ajudar voltar o corpo depois da gravidez, clicando aqui;
  • 30 Perguntas que as mães de gêmeos mais ouvem clicando aqui;
  • 16 Desafios de ser mãe de gêmeos, trigêmeos quadrigêmeos ou mais clicando aqui;
  • 10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia clicando aqui.
  • 12 Coisas que nunca me disseram antes de ser mãe clicando aqui;
  • 5 Dicas sobre fim da licença maternidade para mães gemelares, clicando aqui
  • 25 Coisas que toda mãe de gemelares diz, clicando aqui;
  • Vídeo: Como amamentar gêmeos, clicando aqui;
  • Confissões de uma mãe de gêmeos, clicando aqui;
  • 10 Dicas para conciliar Maternidade e Faculdade, clicando aqui;
  • 25 Coisas que não sabia antes de ser mãe de gêmeos, clicando aqui;
  • Dicas para fazer bebês gemelares dormirem juntos, clicando aqui;
  • 10 Dicas para ser uma mãe feliz, clicando aqui;
  • Confissões de uma grávida de gêmeos, clicando aqui;
  • 15 Dicas para bebês gemelares dormirem a noite toda, clicando aqui;
  • Desabafo de uma mãe depois que os filhos dormem, clicando aqui;
  • Gêmeos na escola: 9 Dicas para adaptação escolar, clicando aqui;

                       
Facebook - Twitter - Instagram - Pinterest - Youtube
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover