Caixa de busca

Últimas matérias

10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia

s 16:34

10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia

As 10 dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia é um incentivo e uma conscientização para os novos papais gemelares. Houve um tempo que o pai não ajudava nas responsabilidades diárias com os bebês, mas isso ficou no passado, principalmente para pais de gêmeos. A ideia que o pai trabalha fora e a mãe "toma de conta da casa e dos filhos" não existe mais! Os direitos ainda não são totalmente iguais, mas é notório que muita coisa mudou na participação do pai no dia a dia com os filhos

Hoje os pais têm até licença paternidade! É durante esses dias que o papai terá contato com a nova rotina da sua família e, possivelmente, ele começará a ajudar a mamãe. Para facilitar, selecionei 10 dicas para pais de gêmeos, onde também relato um pouco da minha experiência

Confiram:

10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia 

1 - Assistir o parto

O Primeiro contato do papai com os gêmeos é na sala do parto. Meu esposo fez questão de ver os filhos nascerem, de registrar tudo e o mais importante, esteve presente no momento mais especial das nossas vidas, me passando segurança e tranquilidade. - O dia que ele jamais esquecerá! - Ficou radiante, muito emocionado, e claro, adorei, pois sabia que que estávamos juntos nessa nova etapa. 

10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia

2 - Ver o primeiro banho e dar banho:

O momento do banho é mágico entre pai e filhos. Sei que a maioria dos homens acham que dar banho em recém nascido é "bicho de sete cabeças", mas não é! Basta querer! O primeiro banho dos gêmeos na maternidade, meu esposo estava presente, fiz questão que ele presenciasse. Minha mãe ficou 90 dias na minha casa, 60 dias antes do parto e 30 dias após o parto. Sendo assim, depois de um mês de vida dos pequenos, estávamos só nós dois para dar conta de tudo. Então, fomos dividindo várias atividades diárias com os gêmeos, e uma delas foi o banho. Ele chegava do trabalho, e logo dava banho neles. Eu sempre estava por perto, para qualquer coisa. Quando ele terminava com um bebê, eu já colocava roupinha e era hora de mamar. Enquanto isso, ele dava banho no outro bebê, terminava, colocava a roupinha e levava-o para mamar. Meu esposo foi fundamental, sem ele seria muito difícil. 

10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia

3 - Ajudar a trocar as fraldas:

É necessário desde o primeiro dia de vida dos bebês. Se o papai ficar com medo, sempre é legal chama-lo para ver como é feita a troca de fraldas, e ir auxiliando a mamãe. Por exemplo: Ele segura as perninhas, enquanto a mamãe limpa, ou vai tirando o lenço umedecido. Será que uma ajuda assim é importante? É sim! Toda ajuda é bem-vinda, afinal, a esposa não é mãe sozinha! No começo tudo é lindo, mas a verdade é que ser mãe de gêmeos sem a ajuda do pai é difícil, ainda mais com duas fraldas para trocar de uma vez. 

4 - Colocar os bebês para arrotarem:

Não é fácil os primeiros dias com os bebês. É dar o peito, colocar para arrotar, trocar fraldas e ainda fazer o controle das mamadas no caderninho ou na planilha. É uma mãe, para muitas funções e tudo duplicado. Quando meu esposo estava em casa, sempre o chamava para auxiliar-me na hora dos bebês mamarem. Eu dava o peito, fazia o controle das mamadas, e ele colocava cada bebê para arrotar. Sempre assim! Não adiantava falar que estava cansado, pois eu também estava. Logo se acostumou com a nova rotina.  

5 - Olhar os bebês enquanto a mamãe toma banho:

Tomar um banho sem ouvir os filhos chorarem é maravilhoso, agora tomar um banho com os filhos aos "berros" é angustiante. Por isso, o papai precisa ajudar olhando os bebês. Por diversas vezes tomei banho tarde da noite, porque estava esperando o marido chegar para me auxiliar. Ele mal entrava em casa, eu corria para o banheiro. Tomava um banho rápido, e logo ele também tomava banho, então, era a minha vez de olhar os gêmeos. Assim o dia a dia era mais fácil. 

10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia

6 - Posicionar os bebês conforto no carro:

Enquanto a mamãe deixa a bolsa dos bebês pronta, o papai posiciona os bebês conforto no carro. Afinal, a mamãe ainda está de "resguardo"! É muito importante o papai ajudar na hora de saírem. Outra  dica é planejar as saídas com os gêmeos. Sempre fazíamos assim: Um dia antes eu organizava a bolsa, deixava as roupinhas da troca separada no trocador dos bebêsm e meu esposo cuidava dos preparativos no carro. 

7 - Ajudar a colocar os bebês para dormirem:

Quer momento mais lindo que um pai e dois bebês dormindo? Engraçado é quando o papai dorme e os bebês ficam acordados! Qual pai nunca? Todo papai de gêmeos precisa aproveitar o máximo de tempo com os filhos. É importante o papai colocar os filhos para dormirem, quem sabe até ler uma história. - Quantas vezes meu esposo colocou os gêmeos para dormirem enquanto fazia a nossa janta?! Diversas vezes! - São vínculos entre pai e filhos que são criados no dia a dia, e que ao mesmo tempo, ajuda a mamãe a ter um momento mais tranquilo fazendo outras funções dentro de casa. 

10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia

8 - Cuidar dos bebês de madrugada:

Será que só a mamãe tem essa obrigação? Não, não! A mamãe já tem tantas responsabilidades que não custa o papai dividir a madrugada nos primeiros meses de vida dos gêmeos. Quando meu esposo ouvia que os bebês tinham acordado, mas eu não, ele pulava da cama e corria para pegá-los. Me acordava, e em seguida, eu dava o peito, ele colocava os bebês para arrotarem e me ajudava trocar as fraldas. Quando introduzimos o leite de lata, a rotina mudou novamente. Ele dormia as 21:00hs e eu cuidava sozinha dos gêmeos até as 4:00hs. Depois desse horário, eu deitava e dormia, então, começava o turno do papai até as 8:00hs. Assim foram alguns meses! É extremamente importante a ajuda do papai nas madrugadas, ou se o casal puder, coloque uma babá. Porém, sei que não é essa a realidade das famílias gemelares, a maioria se "viram nos 30" para conseguirem dar conta da nova rotina. 

9 - Reservar um horário para brincar com os gêmeos

Como é especial e maravilhoso esse momento. Ter esse tempo para os filhos também é muito importante. Enquanto o papai brinca com os pequenos, a mamãe lava as louças, ou dobra as roupas, por exemplo. Na hora que meu esposo chegava para almoçar, ele logo ia para sala cuidar dos pequenos, para que eu pudesse finalizar o almoço.

10 - Viver tudo intensamente 

Sei que para um homem fazer tantas coisas que teoricamente seriam "responsabilidades da mulher" não é fácil. Mas também não é fácil para uma mãe de gêmeos fazer tudo sozinha. Na maioria das vezes o papai acha isso como obrigação, e não é! É viver mesmo uma nova realidade, se adaptar a nova rotina. A vida mudou, as responsabilidades mudaram, as prioridades são outras. Assim a vida será mais bela, e cheia de emoções. Viver esse período intensamente é o que fará dele ser inesquecível. Por isso, o papai precisa, e deve viver tudo isso! Um dia ele verá que os pequenos gestos, e ajudas foram importantes na educação, e no vínculo entre pai e filhos

10 Dicas para o papai de gêmeos ajudar no dia a dia

Ser pai de gêmeos é lindo, maravilhoso, mas tem que participar no dia a dia! 

                 


(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Comentrios
1 Comentrios

1 comentrio:

  1. Aqui em casa tive ajudar da minha mãe, quando ela anunciou que voltaria a trabalhar, dei um banho nos gêmeos para ensinar o papai, desde então é um momento de carinho deles.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover