Caixa de busca

Últimas matérias

Respirar pela boca faz mal!

s 00:02

Respirar pela boca faz mal!

Respirar pelo nariz é fundamental para o nosso organismo. Mas, por diversos fatores, tem crianças e adultos que não conseguem e acabam respirando pela boca e isso acaba trazendo muitos transtornos

O que leva a respirar pela boca? Na maioria das vezes, a impossibilidade de respirar pelo nariz. Parece meio óbvio, mas é isso que acontece. Dentre as causas, podemos citar: desvio do septo nasal; hipertrofia da adenoide (um tecido que cresce no interior das vias aéreas superiores e que dificulta a passagem do ar), renite, sinusite, alergias respiratórias em geral.

Os respiradores bucais, geralmente são inquietos, impacientes, ansiosos, medrosos e impulsivos e apresentam uma irritação constante. À noite quase nunca querem ir para cama, apesar de estarem dormindo em frente à televisão. Pela manhã, muito cansados devido a pesadelos e dificuldades respiratórias, não querem sair da cama para estudar, ou ir para a escola. Na escola tem muito sono, não consegue prestar atenção nas aulas e está sempre cansado e deprimido. 

A respiração através da boca pode gerar muitos problemas dentro da boa e da face, tais como: Estreitamento do céu da boca (palato atrésico); Mastigação e deglutição errada, dificuldade para engolir os alimentos, mordida cruzada, mordida aberta, maus posicionamentos da língua, ressecamento dos lábios e flacidez dos músculos da face. Nós os ortodontistas usamos os aparelhos para ajudar, buscando sempre melhorar a qualidade de vida do paciente. Mas é na infância que conseguimos melhores resultados e por isso a importância de levar seus filhos desde cedo para uma avaliação no ortodontista.

O tratamento para o respirador bucal é multidisciplinar, além do ortodontista, precisamos do otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo. Todos estes profissionais são necessários para o correto diagnóstico e tratamento desta doença, pois os sintomas não regridem com o avanço da idade. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais simples é seu tratamento. Lembre-se que prevenir é sempre melhor!

    
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)


Postado por: Dr.ª Cynthia Pedreira
E-mail: cynthiaodonto@hotmail.com
Casada, mãe dos gêmeos Lucas Henrique e Ana Beatriz, com 1 ano e 4 meses
Dentista - CROMG 31243, pós graduada em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares


Categorias:
Comentrios
9 Comentrios

9 COMENTÁRIOS:

  1. Realmente temos que prevenir eu tenho dores fortes no maxilar, tenho uma insonia que pelo que lembro é da vida toda... e a mordida errada...mas na epoca meus pais não tinham condição e nem informação para isso... mas se fosse hoje estaria com certeza tratando.
    Otima informação.

    ResponderExcluir
  2. Olha gostei muito deste post, pois ontem minha vizinha reclamou que seu pequeno estava respirando só pela boca e eu disse a ela que o levasse ao médico...acertei e lendo hoje este post vi que tem que cuidar e prevenir pois é sempre o melhor mesmo. obrigada por nos orientar Ju...

    bjos,

    http://belagestanteemae.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi, fico feliz que tenha gostado da minha matéria! Qualquer dúvida é só perguntar. Um abraço.
      Dra. Cynthia Pedreira

      Excluir
    2. Josi, fico feliz que tenha gostado da minha matéria! Qualquer dúvida é só perguntar. Um abraço.
      Dra. Cynthia Pedreira

      Excluir
    3. Obrigada por gostar da minha matéria! Fico feliz de ter ajudado! Bjs.
      Dra. Cynthia Pedreira

      Excluir
  3. É um ficar de olho neles, constante e responsável. Além do mais, o nariz filtra boa parte do ar que inalamos, a boca, não.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa tenho uma das minha bebê que respira pela boca, mas não achei que causava tantos problemas, vou fazer uma avaliação nela.

    Muito bom post.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz de ajudar todas vocês!!!! Informação nunca é demais! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. A minha filha as vezes dorme assim
    Levei no otorrino
    Mas o Dr. disse que as amígdalas dela estavam alteradas
    passou um raio x do cavum
    Mas como ela tinha saido de uma gripe, imaginei que poderia ser
    Mas vou fazer o raio x
    Amei as dicas
    Bjkas

    Leteia Bispo – Segredos da Luma

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover