Caixa de busca

Últimas matérias

Catapora (Varicela) - Sintomas, Tratamento e Prevenção

s 09:40

Catapora (Varicela) deixa muitas mamães com dúvidas frequentes. E hoje a Dr.ª Fabíola Acayaba, esclarece sobre os sintomas, o tratamento e a prevenção

Varicela é considerada uma doença comum e benigna da infância, causada pelo vírus varicela-zoster, sendo o zoster, também conhecido por "herpes zoster".

Catapora (Varicela) - Sintomas, Tratamento e Prevenção

A doença que é altamente contagiosa e atinge principalmente crianças da faixa etária pré-escolar, e a transmissão acontece de pessoa a pessoa, por contato direto ou por intermédio de gotículas de muco ou saliva eliminadas pelo indivíduo infectado. Outros modos: transmissão pelo ar, pelo líquido das vesículas de pacientes com herpes. Ambientes pouco ventilados, creches e escolas são propícios para a disseminação do vírus. 

Os períodos de mudança de estação, como agora a chegada da primavera, são favoráveis à propagação da varicela, popularmente conhecida como catapora

O período de transmissão inicia 24 e 28 horas antes do surgimento das lesões da pele e se estende até que todas as vesículas tenham desenvolvido crostas (casca), geralmente 7 a 9 dias. O tempo entre o contato e surgimento da doença (incubação) é de 14 a 16 dias, variando entre 10 e 21 dias. 

Sintomas da catapora (varicela): 


Febre baixa ou alta, manchas avermelhada (exantema) pelo corpo são os primeiros sinais da doença. Logo, formam-se pequenas bolhas (vesículas) que se rompem e viram feridas (crostas). Durante cerca de três a 5 dias, as bolhas vão se proliferando, enquanto umas secam outras nascem no corpo da criança. Pode ocorrer o envolvimento do couro cabeludo e também nas mucosas: boca, conjuntiva, área genital. As crostas permanecem por 5 a 7 dias e depois caem.

Catapora (Varicela) - Sintomas, Tratamento e Prevenção
  • Apesar de ser considerada uma doença benigna, podem ocorrer complicações às vezes muito sérias, como: Infecção bacteriana secundária das lesões cutâneas é a complicação mais frequente, podendo implicar a utilização de antibióticos;
  • Pode ocorrer também a disseminação do vírus para o pulmão, embora pouco frequente, levando ao desenvolvimento de pneumonia, com febre, tosse e dificuldade respiratória. O risco é maior quando a doença é exuberante e em criança com patologia pulmonar subjacente;
  • O sistema nervoso central também pode ser atingido, conduzindo a alteração neurológicas, nomeadamente ataxia cerebelosa aguda e meningoencefalite. A ataxia cerebelosa aguda caracteriza-se por irritabilidade, alterações da marcha, visuais e da linguagem que surgem cerca de 1 semana após o aparecimento das lesões. Em geral, resolve-se espontaneamente em 2-4 semanas. A meningoencefalite pode manifestar-se múltiplas formas, nomeadamente dor de cabeça, vômitos, alteração do estado de consciência ou convulsões, podendo deixar sequelas;
Catapora (Varicela) - Sintomas, Tratamento e Prevenção
  • O risco de complicações é maior em recém-nascidos, crianças com patologia crônica de base, imunodeprimidas ou em tratamento com corticosteroides, pelo que nestas circunstâncias deverá sempre procurar a opinião do seu médico. Para além disso, são sinais de alarme febre prolongada (mais de 7 dias), muito elevada ou que reaparece após um período sem febre, vômitos persistentes, prostração ou sonolência (não confundir com a sonolência causada por alguns anti-histamínicos), desorientação, alterações da marcha, discurso incoerente, alterações visuais e dificuldade respiratória, entre outros.
Todos aqueles que desenvolvem a doença, mesmo com formas muito ligeiras, adquirem proteção (imunidade) permanente, pelo que não voltarão a adquiri-la. Contudo, o vírus pode ficar como que adormecido nas células do tecido nervoso do nosso organismo, podendo ser reativado mais tarde, manifestando-se sob a forma de herpes zoster.

Tratamento da catapora: 


Com medidas de controle do paciente e dos comunicantes: 
  1. Isolamento do paciente - afastamento da creche, escola ou local de trabalho, até que todas as lesões tenham evoluído para crosta. 
  2. Como geral, o tratamento da catapora (varicela) é sintomático, de modo a minimizar os sintomas e desconforto delas decorrentes. Um banho de água morna, com óleo emoliente, pode proporcionar algum alívio, mas tenha sempre o cuidado de secar sem esfregar. Tenham também cuidado com a exposição solar. E também essencial cortar as unhas. Não se esqueça que as lesões "agredidas" têm maior probabilidade de infectar e, consequentemente, deixar cicatrizes. Uso de antitérmicos. Pode também associar-se um anti-histamínico para aliviar a coceira. 
  3. Vacinação de vírus vivo atenuado

Prevenção da catapora:


O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) está ampliando o Calendário Básico de Vacinação da Criança em 2013, com a introdução da vacina Tetra Viral, que possibilitará evitar complicações, casos graves e óbitos por varicela, prevenção e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola. 

Catapora (Varicela) - Sintomas, Tratamento e Prevenção

A vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) substituirá a vacina viral (sarampo, caxumba e rubéola) para as crianças de 15 meses de idade. Assim, com a a introdução da vacina tetra viral, o PNI visa reduzir o número de injeções em um mesmo momento, bem como buscar uma melhor adesão à vacinação e consequentemente, melhoria das coberturas vacinais.

O objetivo de inserir a vacina tetra viral no calendário é reduzir o número de injeções em um mesmo momento, bem como buscas uma melhor adesão à vacinação e, consequentemente, melhoria das coberturas vacinais.
          

(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)

Gostou? Acha que essa matéria ajudará outras mamães e amigas?! Compartilhe clicando em CURTIR!


Postado por: Drº Fabíola Acayaba de Toledo
E-mail: bibyfa@uol.com.br
Casada, mãe das gêmeas Sofia e Lívia
Pediatra - CRM 112364/SP, com especialização em Nefrologia Pediatríca

Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover