Caixa de busca

Últimas matérias

Primeira Consulta com o Pediatra

s 11:37

Após o nascimento, o recém nascido deve ir à primeira consulta com o pediatra, 3 dias depois da alta hospitalar (entre 5 a 7 dias de vida).

Primeira consulta com o pediatra

Na primeira consulta, se o pediatra escolhido pela família não foi o mesmo que acompanhou o parto, é hora de se conhecerem melhor através de um bom diálogo. Durante a consulta, o pediatra deve não somente questionar, mas saber escultar os pais, suas dúvidas, principalmente se for o primeiro filho, devido ansiedade, insegurança e até conflitos familiares, por isso, uma parte da consulta é reservada a um bate bapo. Deve-se questionar os pais sobre a gravidez e condições do nascimento. Conferir os dados do cartão de maternidade: peso (P), estatura (E), perímetro cefálico (PC), teste do pezinho, teste da orelhinha, teste do olhinho (este se não feito antes da alta, deve ser realizado no consultório ou encaminhar a criança ao oftalmologista), icterícia, intercorrências, vacinas, peso da alta

Na "inspeção" da consulta, que vai se tornar rotina, é completa: peso, estatura, tamanho da cabeça, olhos, ouvidos, coração, órgãos genitais, articulações, formato do abdome e os reflexos, como sucção. Deve observar se fá presença de icterícia (famosa "tiriça"), e orientar os pais sobre as consequências, verificar reflexos, fontanela anterior e posterior (moleira). É importante explicar aos pais que o recém nascido pode perder até 10% do peso de nascimento, recuperando-o em até 10 dias. 

Aleitamento materno

É dever do Pediatra, estimular, amparar e apoiar a amamentação. Detectar dificuldades no processo de amamentação. Assistir, orientar uma mamada ou pelo menos a parte inicial. 

Verificar os bicos das mamas e observar a pega:

  • Tocar o lábio inferior do bebê com o bico da mama
  • Bebê abre bem a boca (como bocejo) - abocanha a aréola
  • Lábio inferior voltado para fora ("boca de peixe")
  • Queixo tocando a mama
  • Horário livre de mamada, mas se o bebê for dorminhoco, deve acordá-lo a cada 3 horas, pelo menos nos primeiros meses. 

Alguns exames que são feitos no bebê

Manobra de Ortolani
Flexionando as perninhas e torcendo o quadril do bebê, o médico verifica as articulações. Assim, percebe malformações, como luxações congênitas. 

Cabeça
O pediatra toca levemente a parte superior e inferior da cabeça do bebê para examinar as fontanelas, mais conhecidas como moleiras. O exame é complementado com a media do perímetro do crânio, que é importante para checar alterações causadas por hidrocefalia. 

Preensões palmar e plantar
Involuntariamente, o bebê agarra o dedo da mãe com força. O reflexo acontece também nos pés. Ambos desaparecem, respectivamente, no terceiro e no oitavo mês.

Batimentos cardíacos
Com estetoscópio, o pediatra escuta o coraçãozinho do recém-nascido, que você provavelmente já ouviu durante o pré-natal. Ele bate num ritmo acelerado, de 120 a 160 batidas por minuto. Com o mesmo aparelho, o médico ouve também a respiração do bebê para checar os pulmões.

Marcha reflexa
De pé, com apoio nas axilas, o bebê ergue uma perna como se estivesse marchando. As mães adoram. Mas não se devem iludir, é puro reflexo e some por volta do primeiro mês.

Reflexo de Moro
O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre e fecha os braços. Em geral, isso acontece quando ele se assusta. 

A criança deverá visitar o pediatra, uma vez ao mês até o primeiro ano de vida, para além de esclarecer as dúvidas, acompanhar melhor o crescimento e desenvolvimento da criança.

          

(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)

Gostou? Acha que essa matéria ajudará outras mamães e amigas?! Compartilhe clicando em CURTIR!


Postado por: Drº Fabíola Acayaba de Toledo
E-mail: bibyfa@uol.com.br
Casada, mãe das gêmeas Sofia e Lívia
Pediatra - CRM 112364/SP, com especialização em Nefrologia Pediatríca
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover