Caixa de busca

Últimas matérias

Qual a idade certa para levar a criança ao ortodontista?

s 01:30

Qual a idade certa para levar a criança ao ortodontista?

Afinal, qual é o momento adequado para iniciar o tratamento ortodôntico dos filhos? Essa é uma pergunta que assombra muitos pais. Antes, é importante deixar claro que nem todas as crianças precisam usar aparelhos ortodônticos e muitos pais têm dúvidas sobre esse assunto.

Antigamente os dentistas orientavam os pais a esperarem a criança terminar de trocar a primeira dentição para só então verificar a necessidade de colocar aparelho, mas a odontologia evoluiu muito nas ultimas décadas e hoje em dia essa ideia de esperar para corrigir ficou para trás.

Em média 80% das crianças entre 5 e 12 anos precisam usar aparelho nos dentes para corrigir problemas de má oclusão.  E o que é isso? De uma forma bem resumida, podemos dizer que uma má oclusão ocorre quando os dentes não se encaixam perfeitamente na boca. Às vezes um dente nasce mais torto, outro fora do lugar porque não tinha o espaço suficiente pra ele. Ou ainda hábitos como o dedo ou a chupeta acabam interferindo na posição dos dentes. Dependendo da má oclusão, a criança pode apresentar alterações na fala, mastigação e deglutição.

A primeira consulta deverá ser por volta dos 4 anos de idade, para poder diagnosticar problemas futuros, e por volta de 5, 6 , 7 anos, após uma avaliação clinica e exames radiológicos o ortodontista irá informará aos pais sobre a necessidade de um tratamento.

A vantagem do tratamento precoce é avaliar como está se desenvolvendo a face e a boca da criança e se está dentro do padrão da idade. Caso não esteja, existem aparelhos específicos para estimular o crescimento.

Não existe uma idade exata para o tratamento e uso de aparelhos. Vai depender de uma avaliação criteriosa do ortodontista para uma correta indicação. O fundamental é que seja iniciado e terminado enquanto a criança ainda está em fase de crescimento que vai em média até 13 ou 14 anos. 


Quanto mais cedo o diagnostico for realizado e o tratamento iniciado, melhores são os resultados!

    
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)


Postado por: Dr.ª Cynthia Pedreira
E-mail: cynthiaodonto@hotmail.com
Casada, mãe dos gêmeos Lucas Henrique e Ana Beatriz, com 1 ano e 4 meses
Dentista - CROMG 31243, pós graduada em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover