Caixa de busca

Últimas matérias

Como preparar e armazenar as papinhas?

s 01:45


Como preparar e armazenar as papinhas?
  
 Agora que já sabemos que está na hora do bebê começar a almoçar, jantar e comer papinhas de frutas nos lanches, então vem o desespero: Como preparar e armazenar papinhas? (Na matéria anterior abordei o tema: Papinhas e agora?)

Vamos começar com algumas dicas para preparar uma papinha segura:
  1. Lavar sempre muito bem as mãos, utensílios e a bancada que irá preparar a papinha;
  2. É legal ter uma panela e uma espátula de silicone somente para o preparo das papinhas;
  3. Os legumes , verduras e as frutas devem ser lavadas sempre com água corrente, mesmo se a casca for ser retirada na hora do preparo. Lembre-se de retirar os caroços e sementes antes do cozimento;
  4. As carnes, aves e peixes devem ser descongelados na geladeira, podendo deixar descongelando de um dia para o outro. Nunca descongelar em cima da pia, dentro de potes de água ou em temperatura ambiente;
  5. As papinhas cruas ou já prontas não devem ficar fora da geladeira por muito tempo;
  6. NUNCA reaproveite o resto das papinhas que o bebê não comeu. Se a papinha estiver entrado em contato com a saliva, a proliferação de bactérias ocorre mais facilmente; 
  7. A papinha pode ser mantida em geladeira por até 24h, pois o risco de intoxicação alimentar é muito maior nos bebês mais novos.
As papinhas devem ser preparadas usando os ingredientes recomendados pelo pediatra e/ou nutricionista. No geral, pode-se usar óleo de canola, cebola, alho e pouco (ou nenhum, de preferência) sal. Mas sempre pergunte ao pediatra antes. Para as primeiras papinhas, use: batata inglesa, abóbora, inhame, mandioquinha, mandioca, cenoura, abobrinha, chuchu, batata-doce e outros.

Inicialmente, as papinhas podem ser peneiradas, para ajudar na aceitação dos alimentos mais fibrosos. Mas assim que os bebês aceitarem uma consistência mais grossa não há mais necessidade de  peneirar.

Para congelar as papinhas pode-se usar potinhos de vidro ou plástico (livres de BPA) ou forminhas de gelo feitas de silicone. As papinhas podem ser mantidas congeladas de 1-2 meses. Para descongelar, basta deixar de um dia para o outro, o potinho com a papinha dentro da geladeira. NUNCA descongele em temperatura ambiente.

E aí, ficou mais fácil agora? Espero que sim!

                    
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)

Postado por: Dr.ª Nathália Porto
E-mail: nathaliacalmon.smartclinica@gmail.com
Casada, mãe dos gêmeos Lucas e Miguel
Nutricionista - CRN: 11100401
Comentrios
1 Comentrios

1 comentrio:

  1. Ótimo post.. amanhã a pediatra liberará a papinha salgada e já estou em desespero rs..

    Beijos!

    Blog Terapia Feminina

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover