Caixa de busca

Últimas matérias

Chupetas: o uso inadequado traz consequências

s 08:53

Chupetas: o uso inadequado trás consequências

Antes de falar da chupeta, é preciso entender que o ato de sugar é a primeira função que se desenvolve na boca e graças a ela, a criança garante sua alimentação assim que nasce. O ato de sugar é muito importante para o desenvolvimento da face. É esse estímulo que vai fazer com que a face da criança se desenvolva de forma harmônica. 

O ideal seria que a criança se satisfizesse com a amamentação, mas muitas vezes isso não acontece. A criança tem sua fome saciada, mas ainda continua com a necessidade de continuar sugando. Nesses casos a chupeta pode ser benéfica sim, pois ajuda a saciar essa necessidade. 

Chupetas: o uso inadequado trás consequências

A chupeta mais recomendável é a "ortodôntica" por ser mais achatada, permite uma melhor posição dos lábios e interfere menos em possíveis alterações no palato (céu da boca). Recomenda-se que os pais escolham uma chupeta adequada ao tamanho da criança. Evite colocar um bico enorme em uma boca pequena.

O uso da chupeta é preferível ao de chupar o dedo, pois este vício é mais difícil de interromper. Muitas crianças abandonam o vício, tanto do dedo quanto da chupeta, por conta própria. Se isso não acontecer com o seu filho, não se desespere! A boa fase para retirar a chupeta é entre 2 a 4 anos. Somente se o uso permanecer até os 5 anos, há o risco de surgir deformação na arcada dentária que pode precisar de um tratamento ortodôntico

Quando usada em excesso pode causar problemas, assim como: mordida aberta anterior (quando os dentes da frente e de cima não recobrem os de baixo), que pode vir acompanhada ou não de uma interposição lingual (a língua é projetada para o espaço entre os dentes), mordida cruzada posterior (o céu da boca fica estreito) ou até mesmo uma associação desses problemas.

Para retirada do hábito procure limitar o uso, por exemplo, somente na hora de dormir. Depois procure orientação de um ortodontista que vai avaliar o grau de deformidade ocasionado, indicando assim o melhor aparelho para correção do problema. 

Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será o tratamento. Por isso, um acompanhamento com o ortodontista desde cedo é muito importante.

Siga o Gemelares.com.br nas redes sociais:
             
(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)



Postado por: Dr.ª Cynthia Pedreira
E-mail: cynthiaodonto@hotmail.com
Fan page: https://www.facebook.com/ortodontistadracynthiapedreira
Casada, mãe dos gêmeos Lucas Henrique e Ana Beatriz, com 1 ano e 4 meses
Dentista - CROMG 31243, pós graduada em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Categorias:
Comentrios
3 Comentrios

3 COMENTÁRIOS:

  1. Minha filha usou chupetas até os 4 anos e isso causou problemas na dentição.
    BjS!!

    Carlah Ventura
    Blog: Intensa Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla... sempre causa problemas , mas a chance da estrutura óssea voltar ao normal é maior do que a criança que passa de 4 anos de idade. Mas é claro que sendo o uso da chupeta apenas para dormir e até 4 anos. Agora a criança que passa o dia inteiro de chupeta vai causar sérios problemas sim !!!

      Excluir
  2. Poderia falar sobre a nova chupeta calmante da philips e muito cara mas se for tao boa como dizem creio que valha a pena. Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover