Caixa de busca

Últimas matérias

Papinhas: e agora?

s 02:19

Se tem um momento que gera um milhão de dúvidas na cabeça dos pais é a hora de iniciar a alimentação complementar. Quando devo começar? Qual a quantidade? Quais os alimentos adequados para cada idade? Pode congelar? Pode usar micro-ondas? Pode usar qualquer panela? Quantos dias pode ficar na geladeira? Como congelar? Pode peneirar? Pode usar o liquidificador? Pode dar mamadeira? Enfim,, várias interrogações surgem quando esse é o assunto. Mas agora vamos acabar com essas dúvidas, medos e inseguranças. Vamos colocar vocês dentro de todos os assuntos relacionados à tão esperada e temida papinha

Papinhas: e agora?

Dicas para introdução das papinhas:
  1. Respeite o ritmo do seu bebê;
  2. As primeiras papinhas devem ser bem amassadinhas, já que o bebê não está acostumado com pedaços e isso pode fazer com que ele rejeite, simplesmente por não estar acostumado com a textura do alimento;
  3. Muito cuidado com a higiene na preparação das papinhas. Sempre Lave as mãos e todos os utensílios antes do preparo;
  4. Ofereça a papinha antes do leite.
Quando começar?
A alimentação complementar deve ser iniciada aos 6 meses, quando estiver em aleitamento materno exclusivo, e aos 4 meses, quando o bebê já estiver fazendo uso de fórmula infantil.

Qual a quantidade? Quais os alimentos adequados para cada idade?
Nas primeiras papinhas a medida deve ser de 2-3 colheres de sopa, no máximo, aumentando-se gradativamente a quantidade de acordo com a aceitação do bebê.  A escolha dos alimentos deve ser feita primeiramente pelos alimentos mais fáceis de engolir, depois os de consistência mais dura, em seguida com pedaços e por fim comidinhas:
  • 4 Meses ou 6 meses - Os alimentos devem ser introduzidos um a um, para que se observe a aceitação do bebê e a possível ocorrência de diarreia ou alergia. Nessa fase, ofereça os alimentos pastosos e líquidos, em pequena quantidade. Primeiro deve introduzir as frutas, em forma de sucos e papinhas, e depois as salgadas. A quantidade deve ir aumentando de acordo com a aceitação do bebê. Teste um alimento de cada vez, só depois da aceitação que deve fazer combinação entre eles.
  • 7 Meses - Nessa fase, podemos tentar acrescentar pedacinhos de carne e legumes. Sempre observando a aceitação e aumentando a quantidade aos poucos.
  • 9 Meses - Acrescente frutas picadas e observe a mastigação do bebê.
  • 12 Meses - É nessa fase que a criança deve começar a se alimenta dos mesmos alimentos que a família, com os alimentos em pedacinhos menores, e aos poucos já vão estar comendo tudo. A atenção para que a alimentação continue saudável é essencial! 

Agora confira:

  • Como preparar e armazenar papinhas clicando aqui!
  

(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)

Postado por: Dr.ª Nathália Porto
E-mail: nathaliacalmon.smartclinica@gmail.com
Casada, mãe dos gêmeos Lucas e Miguel, com 3 meses
Nutricionista - CRN: 11100401

Comentrios
1 Comentrios

1 comentrio:

  1. Tenpo bom esse das papinhas, cada uma mais gostosa que a outra.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover