Caixa de busca

Últimas matérias

Bebê pode tomar chá?

s 10:55


Minha avó sempre tinha chá para tudo. Bastava dizer que estava sentindo alguma coisa que ela já trazia algum tipo de chá. Mas confesso que bastava ela sair do meu quarto que jogava tudo fora, pois odiava o gosto. Porém, sabia que era um santo remédio. Quando fiquei grávida, entre as diversas dúvidas, fiz a seguninte pergunta: bebê pode tomar chá?

Quando os gêmeos nasceram sempre me aconselhavam a dar chá, caso tivessem cólicas, e por eu não gostar de chás não dava valor ao mesmo. Conversei com o pediatra e fiquei mais calma, pois sempre dizem que intuição de mãe não falha.

Nos primeiros meses o bebê alimenta-se com o leite materno, e enquanto a amamentação for exclusiva não é indicado dar chás, mesmo que tenha cólicas, o ideal é observar se o bebê está ingerindo ar na hora da mamada ou se existe substâncias pesadas para a digestão do bebê. 

Ingerindo ar na hora da mamada?
- Sim! Observe se o bebê esta pegando bem todo o mamilo, se seu lábio esta como boquinha de peixe, se o ritmo é maior que 5 sugadas, se esta afogando-se muito durante a mamada. E não esquecer de deixar o bebê de pé, assim ele irá arrotar caso tenha engolido ar.

Digestão pesada? 
- Sim! A mamãe que amamenta não pode tomar café, coca-cola, chás pretos ou qualquer líquido que contenha cafeína. É importante também evitar comidas "pesadas", como feijoada, por exemplo. Já que pode causar gases no bebê.

Afinal, o bebê pode ou não pode tomar chá?
- Claro que sim! É indicado após os 6 meses ou se já alimenta-se de outro leite para complementar o leite materno e, principalmente, quando o cardápio do bebê for diversificado. A digestão do bebê ainda está madura, por isso, pode ser normal as cólicas até os 3 meses. O uso de chás pode piorar a situação e não há qualquer comprovação que os chás diminuem as cólicas, o que dizem é que a mamãe pode tomar chás para tentar aliviar a cólica do bebê. 

Os chás mais indicados para mamães lactantes e bebês com alimentação diversificada são:
  • Chá de erva-doce:
  • Chá de hortelã
  • Chá de Camomila

Na hora de preparar o chá é importante:
  • Dar preferência às ervas frescas e orgânicas;
  • Ferver a água filtrada;
  • Preparar o chá na hora do consumo;
  • Após ferver a água colocar em uma jarra com as ervas, cobrir e deixar de 3 a 5 minutos, coe se necessário.
Uma dica para saber a temperatura certa para tomar o chá é:
  • Se você não conseguir segurar uma xícara de chá com as mãos, deixe o chá esfriar até que possa pega-la em temperatura agradável aos dedos.
Lembre-se: Cada caso é um caso! Não indico e não dei chá para os meus filhos antes dos 6 meses de vida deles. Porém, tem muita mãezinha que dá e vê resultados, outras deixaram de dar, pois descobriram que os chás estavam provocando mais cólicas, devido a fermentação do chá com o leite materno. Sendo assim, fica a critério da mamãe. 

Deixe nos comentários a sua experiência!

Já estão seguindo o @Gemelares no instagram? 
Ainda não! Então, cliquem aqui

Beijos,
Juliana Doerner.

(Clique e faça parte das redes sociais do Gemelares.com.br)
Categorias: ,
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover