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Alimentação adequada para perder peso após o parto

s 15:24


Bom como mães de Gemelares sabemos que voltar ao peso que tínhamos antes do parto não é uma tarefa simples e fácil. Vamos lá, nosso primeiro passo será o comprometimento em realmente querer perder peso.

Para obtermos o tão desejado manequim, e voltarmos a usar as roupas que estão no guarda roupas a um bom tempo é necessário determinação, e antes de qualquer coisa compreender que o resultado não será imediato e será aos poucos, nada de ficar sem comer longos períodos, trocar as principais refeições por lanches, passar fome, tomar remédios que prometem emagrecer rapidamente sem parar de comer.

Vamos trabalhar com a reeducação alimentar, ou seja, vamos aprender a comer direito, primeira dica comer de 3 em 3 horas, não ficar longos períodos sem comer pois nosso organismo trabalha desse modo, se não recebermos os alimentos ele entende que estamos com os alimentos em falta e armazena tudo em forma de gordura.

Mastigar bem os alimentos, já pararam alguma vez para contar quantas vezes mastigam? É muito importante mastigar bem, pois com isso nosso cérebro recebe a mensagem de saciedade mais rápida.

Não ingerir líquidos junto com as refeições somente uma hora após a refeição, pois isso dificulta o processo de digestão, vamos falar agora de porção! Quanto é uma porção de arroz?
Bem simples! Uma porção de arroz são 5 colheres de sopa ou uma escumadeira bem rasa, uma porção de feijão é uma concha, a porção da carne se for bovina é do tamanho da sua mão fechada e se for frango do tamanho da palma da mão aberta, o tamanho da porção da salada é de uma prato de sobremesa, legumes refogados a porção é um pires, sabendo disso já temos ideia de como montar um prato saudável e equilibrado seguindo a pirâmide dos alimentos e suas porções.

A porção do leite seria um copo de 200 ml, se for iogurte uma unidade, queijo apenas uma fatia fina, já as frutas dependendo é uma unidade inteira ou apenas uma fatia que é o caso da melancia, já as uvas a porção é uma xícara, o abacate por ser calórico a porção é somente uma colher de sopa.

É muito importante o consumo de água, ajuda na digestão, devemos beber em média de 6 a 8 copos por dia o que equivale a mais ou menos 2 litros de água. Na preparação das refeições usar pouco óleo, fazer de preferência carnes assadas, grelhadas ou cozidas. Comer frutas e legumes também tem seu papel fundamental na nossa alimentação, pois regularizam nosso intestino e nos fornecem vitaminas e minerais.

Nada é proibido somente deve se pensar em porções em quantidade adequada tudo o que comemos de certa maneira deve ser o suficiente não o exagerado. Evitar doces, frituras, alimentos industrializados prontos, com certeza ajuda muito na perda de peso.

A atividade física é uma grande aliada para a perda de peso, segundo profissionais de educação física a partir de 30 minutos é que o corpo começa a queimar as calorias, dessa forma no mínimo a atividade física dever ter em média uma hora de duração, podendo ser uma simples caminhada com no
ssos gemelares ou até mesmo andar de bicicleta no quarteirão.

Como saber o peso ideal?
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.

Classificação do IMC:
Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal

Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)
Igual ou acima de 30 - Obesidade
Cálculo do IMC:IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 mAltura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).

Sabendo um pouco de nutrição já temos por onde começar nossa dieta lembrando sempre que não é necessário deixar de comer, e sim comer corretamente, lembrando que tudo tem a quantidade certa que devemos consumir.


A pirâmide dos alimentos nos ensina como realizar uma alimentação equilibrada por isso devemos segui-la lembrando das porções e do equilíbrio entre cada grupo de alimento.


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Postado por: Juliana Ayres de Oliveira
E-mail: Juliana.Ayres.oliveira@gmail.com
Casada, mãe dos gêmeos Beatriz e Gustavo, com 1 ano e 2 meses.
Nutricionista formada na Universidade Paulista- Unip Crn: 31648-P.
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