Caixa de busca

Últimas matérias

Teste da Orelhinha - Saiba como detectar uma perda auditiva precocemente

s 08:30


Atenção mamãe! Você sabe como detectar uma perda auditiva precocemente?



O modo mais eficaz é por meio do Teste da Orelhinha.
De acordo com a LEI Nº 12.303. DE 2 DE AGOSTO DE 2010, "É obrigatória a realização gratuita do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências."
Portanto, se você está grávida, poderá pesquisar se na maternidade onde irá dar a luz realiza este teste, ou exigir seus direitos!

Saiba mais sobre o teste:
Popularmente chamado de Teste da Orelhinha, o exame de Emisões Otoacústicas Evocadas (EOA) consiste na produção de um estímulo sonoro e na capitação do seu retorno (eco), sendo registrado no computador se as partes internas da orelha (cóclea) estão funcionando, sendo então emitido um gráfico com o resultado do exame.
Trata-se de um exame simples, de rápida realização (por volta de 5 a 10 minutos) , pode ser aplicado durante o sono, não requer sedação. 

Fique tranquila:
  • Não é necessário furar a orelhinha do bebê;
  • Nem colher amostra de sangue;
  • E não tem contra indicação. 
É importante lembrar que as EOA podem apresentar resultado negativo no primeiro teste, principalmente nas primeiras 48 horas de vida. Não se desespere, pois o acúmulo de secreções no ouvido após o parto podem interferir no resultado do exame. Se isso acontecer, a criança deve então repetir o exame em um prazo de 15 a 20 dias. Se o resultado ainda for negativo, a criança deverá ser encaminhada ao otorrinolaringologista para exames mais específicos.

Caso seu bebê apresente alguma perda auditiva, lembre-se:
O Sistema Nervoso Central apresenta grande plasticidade quando precocemente estimulado, principalmente até os 12 meses de idade, permitindo o aumento de conexões nervosas e possibilitando melhores resultados na reabilitação auditiva e desenvolvimento de linguagem de crianças acometidas pela deficiência auditiva. Os seis primeiros meses de vida são decisivos para o seu desenvolvimento futuro. 

O que você pode (DEVE) observar em seu bebê:

Menos de 3 meses: Bata palmas por trás da cabeça do bebê. Se ele se assustar, está ouvindo bem. Se não, tente mais algumas vezes.
De 4 a 6 meses: Chame seu filho pelo nome e observe se ele vira a cabeça ou reage ao som da sua voz. Preste atenção se ele mexe os olhos e a cabeça para procurar de onde vem algum som interessante.
De 6 a 10 meses: Verifique se a criança reage ao próprio nome e a sons conhecidos do ambiente em que vive, como o toque do telefone ou o barulho do aspirador de pó.

De 10 meses a 1 ano e 3 meses: Peça ao seu filho que aponte para a imagem de alguma coisa conhecida em um livro (o "au au", por exemplo). Se ele não conseguir, talvez não esteja escutando o pedido.

Lembre-se: Um simples exame feito após o nascimento do bebê pode detectar se ele tem  algum problema auditivo. E, se detectada alguma alteração, o tratamento precoce da surdez evita problemas no desenvolvimento global do seu filho.

Referencias consultadas:
1- Ana Cristina da Silva Lavra Marques. Rio de Janeiro 1999
2 -Andrêza Batista Cheloni Vieira, Luciana Resende de Macedo, Denise Utsch Gonçalves. The diagnosis of hearing loss in childhood.Pediatria (São Paulo) 2007;29(1):43-49
3- CAB Borges, LMO Moreira, GM Pena. Et al. - Universal Neonatal Hearing Screening.Arq. Int. Otorrinolaringol. / Intl. Arch. Otorhinolaryngol.São Paulo, v.10, n.1, p. 28-34, 2006.
4 - Lewis DR, Marone SAM, Mendes BCA, Cruz OLM, Nóbrega M. Comitê multiprofissional em saúde auditiva. COMUSA Braz J Otorhinolaryngol. 2010;76 (1):121-8.

Gostaram mamães?
Alguma dúvida?



Postado por: Hálida Valle                   E-mail: maissaude.fono@gmail.com
Casada, mãe das gêmeas Lívia e Júlia, com 1 ano e 6 meses
Fonoaudióloga - CRFa 6466, pós graduada em Gestão em Fonoaudiologia 
Uma das editoras dessa coluna, a Fala Drª.


Gostou? Compartilhe!
Categorias:
Comentrios
2 Comentrios

2 COMENTÁRIOS:

  1. A Lara fez na maternidade ainda.... bem importante! BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Informações super importantes, parabéns por divulgar. Tati
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover