Caixa de busca

Últimas matérias

Orientações sobre Náuseas e Vômitos

s 17:03

Qual a mamãe que ao ver o seu filhos vomitar, não fica apavorada na hora, por mais que não demonstre? Pelo menos a primeira vez que isso acontece é horrível, e menos pra mim foi, uma experiência que não gosto muito de lembrar, na época fiquei com muitas dúvidas, sendo que são as mais frequentes entre as mamães. Vamos saber um pouquinho mais sobre "Náuseas e Vômitos", saber o que é, as diferenças, e suas causas.

Na época que esse episódio aconteceu conosco, procurei saber, entender, para que eu pudesse dar uma assistência melhor aos meus filhos, dúvidas assim, só um médico para esclarecer, e em uma das idas ao consultório do pediatra dos gêmeos recebi um papel contendo tudo que eu precisava saber, e vou compartilhar com vocês o mesmo.
O que é náusea?
- É a sensação desagradável que provoca grande mal estar e que, normalmente, ocorre antes dos episódios de vômitos. Pode ser  ocasionada por estímulos ligados ao olfato e à visão. Outro fator que pode ocasioná-la são alguns movimentos, como quando andamos de carro, de barco ou de avião. A náusea pode vir acompanhada de timentos cardíacooutros sintomas, como aumento dos batimentos cardíacos, palidez, transpiração excessiva e aumento da salivação.

O que é vômito?
- Muitas vezes, após sentir náusea, a pessoa pode querer vomitar. O vômito é a eliminação do conteúdo do estômago através da boca por um movimento muscular vigoroso. Apesar de parecer um sintoma simples e relativamente comum, o mecanismo do vômito é complexo e envolve o sistema nervoso central, o tubo digestivo e muitos músculos, incluindo o diafragma, que é um dos músculos envolvidos na respiração.

O que é a regurgitação?
- É uma manifestação muito comum em bebês, nos dois primeiros anos de vida. Ela pode ter inicio no primeiro semestre e tende a diminuir ao logo do segundo semestre. Assim como o vômito, a regurgitação provoca a eliminação do conteúdo do estômago, mas não com o mesmo vigor muscular observado no vômito. Nessa fase da vida o bebê, essa manifestação recebe o nome de regurgitação do lactente ("refluxo fisiológico" ou regurgitador feliz") e não deve ser confundida com a doença do refluxo gastroesofágico, por não ter nenhuma consequência negativa para a saúde do lactente.

A importância de saber a diferença!
- Visto que as náuseas e os vômitos podem ser causados por diversos fatores e que envolvem mecanismos complexos, a medicina não generaliza esses sintomas e avalia caso a caso.

Quais podem ser as causas do vômito?
  • Fatores leves e passageiros (refluxo no lactente) ou doenças muito graves, como meningite, tumor cerebral e doenças abdominais (exemplo: apendicite).
  • Infecções, de forma geral, não somente do trato gastrointestinal, como também dos aparelhos respiratório e urinário.
  • Crises de tosse.
  • Uso de determinados medicamentos, como os anti-inflamatórios que causam irritação gástrica, até a quimioterapia, utilizada no tratamento do câncer.
Assim a avaliação pediátrica cuidadosa é indispensável 
na assistência à criança com náuseas e vômitos.

Próxima semana: Prevenindo e tratando náuseas e vômitos

Gostou? Então clique em curtir logo abaixo do título 
e compartilha com suas amigas!


Categorias:
Comentrios
0 Comentrios

0 comentrios:


Postar um comentário

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover