Caixa de busca

Últimas matérias

Desfralde - Mamãe Uélida Rodrigues

s 14:45

"Sempre achei que mais importante que mudar uma criança em etapa, é mudar de forma gradual. Aqui esperei o amadurecimento dos três, logo depois dos 2 anos, o Samuel demonstrou interesse em tirar as fraldas, mas resolvi que seria mais prático atrasá-lo, ou seja, dar um passo pra trás, pra depois dar três pra frente, e assim fiz.

Somente com 2 anos e 9 meses comecei o desfralde pra valer! Primeiro ensinei ao trio a abaixar o short e a suspender, passei alguns dias fazendo isso. Em seguida, coloquei 3 penicos na sala, local onde o trio mais ficava e brincava. Apresentei a cada um dos meus filhos o seu próprio penico e avisei que quem fizesse um xixi ou cocô ali dentro, ganharia um adesivo pra colar nele. Como eu já pensava em fazer dessa forma, nunca deixei o trio brincar com adesivos, justamente, para não perder a graça. Eles ficaram alucinados!


Imediatamente o Samuel baixou o short e fez um xixi e ganhou seu primeiro adesivo. O Daniel imitou, como eu já esperava, e também ganhou o seu adesivo, já a Sara não entendeu nada e fez no chão. Tudo bem, era só o primeiro dia.


Seguimos para o 3º dia do desfralde com os menino fazendo tudo direitinho, tanto xixi, quanto cocô. A única coisa que eu tinha que fazer era lembrá-los o tempo inteiro, mas eles sempre iam sozinhos e só me chamavam para limpá-los. Porém, a Sara ainda estava confusa, ela baixava o shortinho, levantava a tampa do penico e fazia ao lado, chegava ser engraçado. E o pior é que depois ela vinha pedir o adesivo como se tivesse feito tudo certinho. Somente pelo 4º e 5º dia, ela foi entender, e aí disparou! Era um um xixi atrás do outro e os penicos foram ficando cada vez mais lindos! Porém, o desfralde estava completo apenas durante o dia. Eles usavam fraldas para dormir e assim segui por quase 9 meses.



Somente mês passado (maio) resolvi iniciar o desfralde noturno. Desde fevereiro, vinha notando o quanto as fraldas amanheciam secas. Mas ainda tinha medo de não dar certo em função do longo período de sono deles, pois dormem das 20 horas às 8 horas, ou seja, muito tempo para segurar um xixi. Acordá-los durante à noite estava fora de cogitação, daí tive outra ideia.


Peguei um 4º penico e coloquei no quartinho deles, disse que eles já estavam grandinhos demais para usarem fraldas e que daquela noite em diante eles fariam xixi ou cocô naquele penico. Eles amaram! Todos eles acabaram molhando a cama uma, duas ou três vezes e só! 


Uma coisa que evitei desde o início, foi ter que usar cueca e calcinha, pois isso dificulta. Deixar os meninos só de cueca e a menina de calcinha, sinceramente, não gostava. Então, optava por colocar uma roupinha sem nada por baixo, à noite o pijaminha também é puro, achei mais fácil limpá-los com lencinhos umedecidos, além de manter os penicos na sala, ao invés de estar no banheiro, pois eu queria o máximo de independência e no banheiro eu teria que ir junto todas as vezes, fora o fato deles ficarem olhando o penico do outro, gerava uma competição saudável. Meu trabalho era apenas de limpá-los, e o de lavar os penicos 549.987.418 vezes por dia. Mas posso dizer que valeu super a pena!"

Uélida, seja sempre bem-vinda ao Portal Gemelares!

A mamãe Uélida escreve o blog Triabençoados, clique aqui e conheça!
Comentrios
3 Comentrios

3 COMENTÁRIOS:

  1. Adorei a maneira como aconteceu o desfralde!! Muito boa a idéia, irei copiar no futuro =D

    Beijos,

    Mariáh
    http://cartasaomeubebe.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que ideia ótima. Adorei! E os peniquinhos ficaram super fofos assim, cheios de adesivos. Demais mesmo. Vou tentar me lembrar disso daqui a uns 18 meses. hahaha
    Marília
    www.minileitores.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em breve retribuirei!

Blogroll - Mães Blogueiras

Youtube Gemelares

Inscreva-se:  

Decoração

Receitas

Vida de Mãe

 
Pin It button on image hover